Engenharia de Telecomunicações

O curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel foi o primeiro a ser criado no Brasil, em 1965. É referência no ensino e pioneiro no desenvolvimento das Telecomunicações no país, tendo profissionais formados nas grandes e principais empresas do setor.

São mais de 50 anos de experiência e mais de 8 mil alunos formados. Ele proporciona a participação em programas de intercâmbio em vários países e oferece centenas de vagas de estágio dentro de nosso campus em projetos envolvendo tecnologias diversas das principais empresas de telecomunicações e de tecnologia do Brasil e do mundo.

Nossos alunos convivem diariamente e trabalham lado a lado com mais de 500 especialistas em projetos com empresas como Ericsson, Huawei, Nokia, Embraer, Datacom, lideres mundiais em suas áreas de atuação e seus mercados, desenvolvendo soluções de telecomunicações e tecnologia que atingem o Brasil e dezenas de países.

Além de tudo isso, oferecemos inúmeros projetos de iniciação cientifica e tecnológica, orientados pelos nossos professores e pesquisadores, bem como as equipes de competição de Segurança Cibernética, de Redes de Comunicação de Dados e de competição de Satélites, que participam de torneios no brasil e no exterior.

Os graduados não têm dificuldade em conseguir emprego, devido ao excelente posicionamento da Instituição nos cenários nacional e internacional, além da crescente necessidade de conectividade em um mundo globalizado.

Selo de Melhor Faculdade de Engenharia de Telecomunicações
  • Período Período integral e noturno
  • Duração 5 anos
  • Período 120 vagas anuais
  • Período Título: Bacharel

Mercado de Trabalho:

O setor de Telecomunicações é um dos que mais movimentam a economia nacional e internacional e também é dos que mais cresce em função da necessidade da comunicação entre pessoas e coisas. As relações humanas e as atividades econômicas utilizam cada vez mais as redes e os sistemas de telecomunicações. Com a sociedade globalizada, mais investimentos serão necessários nos serviços de telecomunicações para possibilitar a expansão da comunicação em banda larga e de alta velocidade.

Por esses motivos, é alto o índice de estágio e de empregabilidade dos alunos e formandos do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel. Grandes empresas, públicas e privadas, nacionais e multinacionais, além de órgãos governamentais e institutos de ensino e pesquisa, necessitam destes profissionais capacitados.

Áreas de Atuação:

Com uma ampla formação, o Engenheiro de Telecomunicações atua em empresas de diversos segmentos da economia:

Industria de Telecomunicações, Provedores de Internet, Operadoras de Telecomunicações, Emissoras de Rádio e TV, Concessionárias de Transmissão, Geração e Distribuição de Energia, Empresas de Transporte terrestre e aéreo

Analisando, projetando, instalando, operando e mantendo as redes e sistemas de telecomunicações, bem como gerenciando os sistemas, as instalações, os equipamentos, os produtos, os processos, os serviços, as tecnologias e os recursos humanos.

Centros de P&D, Orgãos públicos, Escolas e Universidades, Laboratórios, Empresas de Treinamento, Consultoria e Tecnologia

Atuando em pesquisas, no desenvolvimento e em serviços tecnológicos, em estudos, na capacitação empresarial e no ensino em escolas técnicas e de nível superior, na e análise e prospecção de mercados e de novas tecnologia aplicadas às empresas, entre outras atividades.

Indústrias e Empresas  de diversos segmentos como o Eletroeletrônico, Aeroespacial, Civil, Petróleo, Informática, Automobilística e Metal Mecânica

Atuando nos sistemas de comunicação entre matrizes e filiais distantes, na implantação de redes de comunicação de alta densidade e confiabilidade para interligação de todos os sensores e equipamentos de uma fábrica, na automação e controle à distância de processos críticos, no desenvolvimento de soluções e sistemas de comunicação e controle de carros e aeronaves, entre outras possibilidades.

Bancos, Empresas de Serviços Digitais, Empresas de Crédito, Seguradoras, Empresas de Processamento da Dados

Atuando nos sistemas de armazenamento e processamento de dados como os Data Centers, na transmissão de dados, na segurança cibernéticas de todos os processos e sistemas de hardware e software, nos sistemas informatizados de atendimento ao cliente presencial ou informatizado, na coleta e processamento de informações sensíveis, entre outras ações.

Agronenócio:

Atuando na implantação de sistemas robotizados para automatização dos processos relativos ao trabalho no campo, na interligação de fazendas distantes com as cidades, na criação de uma infraestrutura de comunicação que atenda a toda a cadeia produtiva, na implantação das redes IoT garantindo a uma supervisão de todas as áreas produtivas, na implementação de sistemas de segurança cibernética e patrimonial, entre outras atividades.

Confira o que você vai estudar no curso de Engenharia de Telecomunicações

Grade Curricular Integral carregando...aguarde...

Grade Curricular Noturno carregando...aguarde...

Afinal o que é telecomunicações? Conheça um pouco da engenharia responsável pelo grande desenvolvimento da nossa sociedade, conectando pessoas, equipamentos, empresas e cidades.

CS&I Lab

Conheça as iniciativas de Segurança Cibernética e Internet das Coisas do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel.

Saiba Mais
Foto Laboratório de Redes Engenahria de Telecomunicações
Foto de Laboratório Escola Egenharia de Telecomunicações
Foto Laboratório de Cyber Segurança Engenharia de Telecomunicações
Foto Laboratório de Redes de Acesso Engenharia de Telecomunicações
Foto Laboratório IoT Engenharia de Telecomunicações
Foto Laboratório Woca Fibra Óptica Engenharia de Telecomunicações
Inscreva-se no vestibular de Engenharia de Telecomunicações do Inatel
INSCREVA-SE