Brasil 6G Brasil 6G

O Inatel, com o apoio do MCTI e da RNP, iniciou o trabalho de desenvolvimento de um plano de ações (framework) para o desenvolvimento da Rede 6G no Brasil, dando origem ao projeto Brasil 6G, cujo principal objetivo consiste em definir quais são os passos necessários para que a futura geração de redes móveis seja capaz de atender as aplicações e casos de uso importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Esse trabalho inicial mostrou que a visão para as redes de comunicações móveis de 6ª geração envolve muito mais que telecomunicações. Posicionamento, imagem, inteligência artificial e mapeamento serão cruciais para o desenvolvido dos cenários previstos na futura rede. Aqui você encontrará os principais resultados alcançados pelo time de pesquisadores de todas as instituições participantes do projeto.

Objetivos

  • Desenvolvimento de projetos de P&D na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) com o objetivo de apresentar soluções inovadoras para as redes 6G.

  • Criação de uma rede de pesquisa em sistemas de comunicação móvel de próxima geração que cubra as mais diversas tecnologias habilitadoras como comunicações em THz, comunicações ópticas, inteligência artificial, superfícies inteligentes, posicionamento, mapeamento, sensoriamento e imagem.

  • Posicionamento do Brasil como um polo provedor de tecnologias de informação e comunicação, com forte influência nos órgãos padronizadores, permitindo que as demandas nacionais sejam endereçadas nos próximos padrões de comunicações.

  • Domínio de uma tecnologia crucial para o atendimento das demandas nacionais em diversas verticais.

  • Formação de pesquisadores e engenheiros capacitados nas mais recentes tecnologias voltadas para comunicações móveis.

Cronograma

  • As atividades desenvolvidas consistiram em contribuir cientificamente com a concepção de soluções voltadas para as Redes 6G. Os resultados alcançados para a Fase 1 do projeto foram concluídos em dezembro de 2021 e são listados a seguir:

    1. 1. Levantamento dos Casos de Uso para as Redes 6G
    2. 2. Requisitos necessários para suportar os casos de uso.
    3. 3. Tecnologias habilitadoras nas seguintes áreas:
      • • Comunicação Digital
      • • Redes e suas arquiteturas
      • • Inteligência Artificial
      • • Circuitos de RF
      • • Comunicações Móveis
      • • Posicionamento, Mapeamento, Sensoriamento e Imagem
  • Na Fase 2 do Projeto Brasil 6G será desenvolvida uma plataforma para a implementação de novas tecnologias na rede de acesso, comunicações ópticas e núcleo da rede, com a utilização de Inteligência Artificial de forma transversal. Os objetivos compreendidos na Fase 2 do projeto são:

    1. 1. Criar uma plataforma para implementação das tecnologias habilitadoras mais promissoras.
    2. 2. Criar aplicações para a Rede 6G que agregue valor para a sociedade brasileira.
    3. 3. Motivar a transferência tecnológica para que o mercado nacional esteja apto a fornecer soluções de ponta para as Redes 6G.
    4. 4. Formar competências em pesquisa, desenvolvimento, implantação e operação de redes móveis avançadas.

Resultados

RELATÓRIOS DO PROJETO

O time de executores do projeto Brasil 6G já atingiu resultados significativos sobre o levantamento do estado da arte em redes 6G. As contribuições das diferentes iniciativas ao redor do globo foram analisadas, o que culminou em um conjunto de relatórios que vão desde os casos de uso e requisitos, passando pelas diversas tecnologias habilitadoras e culminando nas mais diversas arquiteturas de rede propostas para as futuras redes móveis.

Clique e veja os relatórios desenvolvidos

ARTIGOS DESENVOLVIDOS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Além dos relatórios, a equipe do projeto atua ativamente na produção de diversos artigos científicos e também promove e participa de diversos eventos com o objetivo de disseminar os conhecimentos adquiridos no projeto.

Clique e veja os artigos desenvolvidos e a participação em eventos

Instituições Participantes

Acordos

Acordos estabelecidos com organizações e instituições para pesquisa e desenvolvimento da Rede 6G.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar