Por definição, startups são um grupo de pessoas que estão iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza. De acordo com o relatório internacional Global Startup Ecosystem Report 2019 esse cenário de extrema incerteza possibilita que apenas 1 entre 12 startups seja bem sucedida. O relatório trabalha com dados de mais de 34.000 startups em todo planeta, e descreve os principais indicadores sobre as startups que são bem sucedidas ou fracassam.

O relatório propõe de maneira científica medir o ciclo de vida de uma startup em quatro estágios, que são: descoberta; validação; eficiência; e escala. E o processo de ideação é fundamental, principalmente na etapa de descoberta do negócio, oferecendo a possibilidade para o empreendedor de errar rápido e barato.

Stages of the Startup Lifecycle

A etapa de descoberta tem como principais objetivos encontrar e entender com profundidade o problema de negócio, além de confirmar se a hipótese de solução resolverá um problema significativo. Para realizar esse trabalho utilizamos metodologias ágeis e centradas no usuário, como o Design Thinking e o Lean Startup.

Uma das constatações mais importantes que o Global Startup Ecosystem Report apresenta, é que o principal motivo do fracasso das startups acontece quando o trabalho de desenvolvimento interno (solução) está à frente do desenvolvimento externo (problema), que eles chamam de Escalonamento Prematuro. Isso quer dizer que as startups avançam prematuramente no desenvolvimento da solução, e quando vão entregar a solução para o mercado, descobrem que não possuem total alinhamento com as necessidades e desejos dos usuários.

As startups que escalam prematuramente são classificadas como inconsistentes no relatório, e crescem 10-12 vezes mais rápido no estágio de Descoberta, 1,5-2 vezes mais rápido no estágio de Validação, 7-8 vezes mais lento nos estágios de Eficiência e 16-26 vezes mais lento no estágio de Escala.

Outros importantes sinais de uma startup prematura são o excesso de perfeccionismo e foco demasiado na escalabilidade no estágio de descoberta. Além de muita dedicação na construção de funcionalidades para as soluções e muito pouco teste de usuário. Um indicador apresentado no relatório que descreve esses sinais, é que as startups de softwares inconsistentes escrevem 3,4 vezes mais linhas de código no estágio de Descoberta e 2,25 vezes mais linhas de código no estágio de Eficiência.
Por isso, quando fizer a ideação não foque na solução, mas completamente no problema do usuário. No Inatel Startups oferecemos capacitação nas ferramentas adequadas para investigação do problema em profundidade. Preocupe-se com o business case, o negócio que será desenvolvido a partir da oportunidade de mercado, e deixe um pouco de lado os aspectos tecnológicos que podem envolver a solução. Na etapa de validação haverá tempo suficiente para o aprofundamento no produto mínimo viável e nos aspectos de desenvolvimento tecnológico.
Tem vontade de empreender? Apresente sua ideia para a gente!
Utilize o formulário a seguir para demonstrar seu interesse neste link.
Referências
Startup Genome. Global Startup Ecosystem Report 2019: with New Life Sciences Ecosystem Ranking. 2019
Raphael Cardoso Mota Pereira
Raphael Cardoso Mota PereiraEspecialista em Empreendedorismo e InovaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Graduado em Design Industrial com habilitação em produto, possui Pós-graduação em Administração de Empresas e MBA em Engenharia e Inovação, e cursa o Mestrado Acadêmico de Modelagem de Sistemas Complexos como aluno especial. Utiliza abordagens ágeis e centradas no usuário para o desenvolvimento de projetos, como o Design Thinking e o Lean Startup.