Com Jefferson Ferreira

Jefferson Ferreira, Engenheiro de Produtos na Multilaser Industrial, é um ex-aluno de Engenharia de Telecomunicações, mas que desde o estágio se identificou com o chão de fábrica e lá ficou. Durante a faculdade, ele se imaginava trabalhando em uma multinacional com instalação de rádios-base, mas nunca assim dentro do processo fabril. Porém, como ele mesmo conta, conforme os anos foram passando no Inatel, ele foi descobrindo suas soft skills e se direcionando para o que queria, a produção!

O engenheiro desabafa que a rotina da fábrica, como bem imaginamos, não é molezinha. Às 7h30 é preciso já estar na mesa em plena produtividade. E copos de café a parte, Jefferson confessa que essa agitação da linha é a sua cara!

Para o Jefferson, umas das grandes vantagens desse trabalho é troca entre colegas, o aprendizado constante e o exercício de humildade. Afinal como Engenheiro de Produtos, uma das suas tarefas é a interface entre departamentos e necessário estar sempre aberto para ouvir, entre reclamações sobre produtos existentes e oportunidades para inovações na linha.

“Tenho colegas de diversas outras formações, como engenheiro mecânico, engenheiro de produção. Mas as engenharias acabam conversando entre si e na fábrica temos time de Engenharia de Teste, Engenharia de Software e Engenharia de Produtos. E o legal é a troca do dia a dia, então não importa a sua formação, porque a engenharia te dá um leque de opções para você atuar” relata o engenheiro de telecom.
Bruno Moreira Fernandes
E o ex-aluno é daqueles que veste a camisa e estampa um grande orgulho de fazer parte do seu time. Segundo o profissional, ele presenciou o crescimento da empresa ao mesmo tempo que se esforçava por seu desenvolvimento pessoal. Jefferson entrou para o Inatel e cursou o P0, um período introdutório à engenharia. Nesta época ele visitou a Giga, que acabara de se formar, e viu a empresa de outro ex-aluno alçar voos cada vez mais altos, nos quais ele pôde aproveitar o impulso para crescer também.
O estudo é um companheiro para toda vida: antes, durante e depois da faculdade. O engenheiro também fez MBA em Gestão de Negócios no Inatel e conta que manter a cabeça em constante up date e up grade é fundamental. No entanto, as competências comportamentais devem ser adquiridas no caminho, para o engenheiro de produtos, o equilíbrio emocional é uma das soft skills mais essenciais para se manter nesse ambiente tão enérgico.
Sobre a carreira, para os que estão começando, Jefferson comenta, “toda área tem altos e baixos no mercado de trabalho, mas se a gente faz o dever de casa direitinho, estuda, se especializa no que você quer trabalhar, é o caminho certo!” E ele encerra: “o primeiro passo é importante, mas não é preciso se cobrar tanto, as vezes já queremos os resultados antes do que estamos começando”.
Jefferson Ferreira
Jefferson FerreiraEngenheiro de Telecomunicações