Com Fernando Costa

Energia é um tema tão polêmico que a ficção científica vive falando que será o motivo das próximas guerras e, quiçá, do apocalipse. Não sabemos se os robôs vão dominar a Terra e nos transformar em baterias, mas sabemos de uma coisa: energia não pode faltar! E nos dias atuais, com tecnologia brotando do chão e caindo do céu, seria impossível imaginar um mundo desenergizado. Claro que os alunos do Inatel já sabiam disso há muito tempo e alguns resolveram se embrenhar no mercado de energia alternativa, como Fernando Costa.

O ex-aluno, formado na turma de 2003 de Engenharia Elétrica, conta que já ouvia falar do Inatel quando menino e era seu sonho estar naquele ambiente. Quando foi para faculdade, o Inatel entrou “no sangue e nas veias”. Fernando, hoje, empresário de sucesso do Sul de Minas, integra um mercado bilionário com previsões ainda mais audaciosas para os próximos anos. Segundo a ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, a geração de energia solar cresceu 58% em 2020, o setor se beneficiou da queda de 90% do preço dos equipamentos na última década.

E realmente, foi nessa década de ouro para o segmento fotovoltaico que o Engenheiro decidiu: eu vou empreender! Após sair da faculdade ele seguiu a carreira tradicional como empregado, oito anos depois bateu aquela vontade irresistível de ter a própria empresa e, em uma conversa com um colega também do Inatel, pronto, saiu um plano de negócio.

Mas nem tudo foram flores, o empresário relembra a desconfiança do mercado tanto na hora de abrir a empresa, quanto na hora de vender. “Muitos nos questionaram ‘cara, tem certeza que você quer entrar na Incubadora para mexer com energia solar?’” Fernando afirma que chegou a ser chamado de ladrão quando garantia que era possível gerar a própria energia e economizar na conta, tamanho era o desconhecimento do assunto na época.
Toda essa falta de clareza sobre seu serviço acabou motivando e criando o nome da Alba Energia Solar – Alba, sinônimo de alvo, de clareza e transparência. “Nós tínhamos por princípio tornar tudo mais claro para nossos clientes”. E, como era de se esperar, dez anos e algumas crises energéticas depois, o mercado deu uma virada surpreendente e nos dias atuais, o ex-aluno costuma receber clientes que dominam o assunto, foi necessário até mudar os argumentos de venda, outra mudança no perfil dos consumidores foi a entrada dos clientes corporativos, que antes eram escassos.
O empreendedor manda um recado saudoso para o Coordenador do Programa de Startups do Inatel, Rogério Abranches e outros professores do Inatel.
Fernando ressalta com orgulho que o Inatel foi a grande escola da sua vida, que fazia todo sentido para ele estar naquele ambiente, no cenário nacional, estar com pessoas que se destacavam no mercado. Bom, hoje ele é uma dessas pessoas e sempre volta às raízes inatelinas para contar suas proezas como ex-aluno, para os jovens que estão começando.
Fernando Costa
Fernando CostaEngenheiro Elétrico do Inatel
Turma de 2003