Com Claudinei Moriyama Fernandes de Souza

Em tempos de chegada do 5G no país, nunca a expertise do Engenheiro de Telecomunicações foi tão necessária. Só em 2021, o mercado de Telecom cresceu 12,3%, segundo o IBGE, a tendência e a expectativa para 2022 é ainda maior e melhor! Nesse contexto, um ex-aluno formado no Inatel, com a Teleco gravada no coração, conta sobre sua sólida carreira na área.

Claudinei Moriyama chegou de São Paulo, sua cidade natal, em Santa Rita do Sapucaí, terra do Inatel, e por aqui fez a Escola Técnica de Eletrônica - ETE, na modalidade Telecom. Um começo, como dizem, auspicioso! Dali seguiu para a implantação de equipamentos de telecomunicações para algumas Operadoras, o que o motivou a voltar para Santa Rita e cursar o Inatel.

Formação técnica, aliada à graduação como engenheiro, garantiram uma feliz escalada para o profissional. Começou pela Keymile, onde seu caminho cruzou com outro Inatelino, foi o que bastou para garantir sua vaga. Ah, sem falar nos quatro anos e meio de monitoria em telefonia, é pouco não!

Do estágio, Claudinei foi para a ZTE, como engenheiro de pós-vendas. E atualmente, aos 38 anos de idade, completa 13 de história em uma das maiores companhias mundiais de telecomunicações, a Huawei, como Gerente do Centro de Implantação Remota.

Imagine como está a rotina do engenheiro, durante essa implantação da nova rede, que vai demandar cinco vezes mais torres que o 4G. Mas deixando de lado um pouco a trabalheira que só podemos imaginar que ele está vivendo, o ex-aluno relembra saudoso do evento Meio Engenheiro, que salvou sua formatura.

“Organizamos o evento contratando o espaço, a banda e ficamos com medo devido à chuva, de ninguém aparecer, mas graças a Deus deu tudo certo e conseguimos juntar um dinheiro para a nossa formatura” recorda o ex-aluno.

E não são só essas memórias que marcaram os bons tempos de faculdade, “me lembro muito também das noites em claro na república de uns amigos, estudando para as provas”. E quem nunca, não é mesmo?
Claudinei Moriyama Fernandes de Souza
Claudinei Moriyama Fernandes de Souza Formado na Turma de Julho de 2007