Introdução

O problema identificado foi o grande gargalo em sistemas de saúde pública, onde existe um enorme número de pessoas a serem atendidas, as quais necessitam de agilidade na examinação e cuidado. Há também a questão do grande tempo e mão de obra gasto no processo de triagem. A ideia proposta como solução é a criação de uma espécie de totem de auto atendimento com rápido processo de triagem a partir de sensores e comunicação por imagens e toque, fazendo com que assim os mais necessitados recebam rapidamente a devida atenção.
Image

Projeto

A solução a ser implementada é a criação de um totem que a partir de diversos sensores coletara informações do paciente, junto de algumas perguntas respondidas por uma tela de toque e imagens onde o mesmo pode mostrar a região do problema. Com isso sendo capaz de conseguir uma rápida triagem com a confirmação de apenas uma enfermeira.Deste modo também auxiliando o médico no processo de um diagnóstico mais preciso e célere contando com o amparo do aplicativo que funcionará em conjunto com o totem. O aplicativo levantara dados e estatísticas que podem ser extremamente importantes e até mesmo contribuir em futuros atendimentos. 

Funcionamento

O aplicativo para dispositivos móveis foi programado usando a linguagem Dart e o software Android Studio, o mesmo tem como função apresentar ao médico os dados colhidos referentes aos pacientes que passaram pelo toten e aqueles que anteriormente foram consultados, pois ficam salvos em nuvem. A nuvem é um banco de dados online da plataforma Firebase que recebe as medidas dos sensores, os quais passam por um microcontrolador (NodeMCU ESP2866). Sendo essas grandezas a temperatura, que é detectada por infravermelho sem que seja necessário o contato corporal direto através do sensor MLX90614; a altura é calculada por meio de ondas ultrassônicas com base no tempo de retorno das mesmas, tomada mediante o sensor ultrassônico HC-SR04; já a oxigenação sanguínea e a frequência cardíaca são aferidas pelo mesmo dispositivo, a partir do uso de um sinal refletivo com luz (PPG). Junto de todos os dados retirados o paciente fará uso de uma tela para cadastro juntamente de sinalizar os locais afetados.

Resultados

Como expectativas para aplicações em maior escala tem-se em vista a instalação nas áreas privada e pública, além da implementação de outros sensores assim aferindo novas medidas possibilitando um diagnóstico mais preciso pelo médico. Com o maior número de dados pode-se ter um Big Data que auxilie na criação de medidas preventivas para cada região, como por exemplo a neutralização de focos da dengue, doenças causadas por mal saneamento dentre inúmeras possibilidades. O uso do Medi tem como objetivo também diminuir o problema das grandes filas e tempo de espera, mantendo casos graves e remanejando os de menor gravidade para postos de saúde que muitas vezes estão em desuso.

Curiosidades

Apesar do projeto utilizar a linguagem de programação Dart, um broker MQTT, e o banco de dados Firebase, nenhum dos membros do grupo tinha domínio completo sobre esses assuntos tornando assim a tarefa de realizar o projeto ainda mais desafiadora. Além disso nossa equipe contou com a ajuda de estudantes da área de saúde, para que a pesquisa base e a maneira como implementaríamos a solução fosse o mais próximo da realidade, sendo assim mais efetivo.

Alunos

Guilherme Ferreira Nogueira Paiva - Engenharia de Controle e Automação 

Leonardo de Moura Brandão - Engenharia de Computação 

Vinicius Azevedo Monteiro - Engenharia de Controle e Automação