Introdução

"Tempo é dinheiro." Um ditado muito popular em todo o mundo, que se apresenta como um problema, mas que leva muitos a encontrar uma solução. Neste cenário, é possível imaginar quanto tempo as pessoas gastam para fazer transações monetárias, seja com dinheiro,  com cartão ou mesmo com um celular? É evidente que a humanidade já avançou muito. Entretanto, com as tecnologias emergentes é viável otimizar ainda mais o tempo e tornar ainda mais fácil estas transações. A partir desta ideia, visa-se otimizar o pagamento necessário para abastecimento de automóveis.
Image

Projeto

O projeto tem o intuito de facilitar a vida do usuário ao lidar com transações monetárias. Para isso, os objetos (carros comuns/elétricos e bombas de combustível/carregadores) devem ter sua própria carteira virtual, assim o usuário não precisa pagar com dinheiro pelo serviço do dono do posto, mas, sim, os objetos fazerem as transações entre si. Para tal realização, é utilizado tecnologias como IoT (Internet of Things), DLT (Distributed Ledger Technologies) e SmartContracts. Os objetos utilizam IoT para se conectarem à Internet e acessarem sua carteira virtual. Por meio do contrato inteligente é feito e garantido o pagamento e recebimento do produto, e, ainda, todas as informações do contrato e transações são armazenadas em uma Blockchain, que é uma das redes distribuídas(DLT) mais famosas.

Funcionamento

O funcionamento do projeto depende de IoT (Internet of Things), DLT (Distributed Ledger Technologies) e SmartContracts. A DLT utilizada é a Blockchain chamada Ethereum. A rede Ethereum é uma plataforma, na qual se pode fazer transações usando a criptomoeda Ether e criar SmartContracts, e todas as informações são armazenadas em blocos distribuídos. Sabe-se que não é possível, com a tecnologia atual, adulterar seus dados garantindo a segurança do usuário. Assim, os objetos são conectados as suas carteira virtuais, as quais possuem a moeda Ether, e ao conectar o carro à bomba, o contrato faz a verificação se há saldo suficiente para a quantidade de produto desejado, depois de verificado, é feito a transação e as informações são armazenadas na rede Ethereum. Os responsáveis pelo carro/bomba podem e devem acessar e controlar o dinheiro da carteira virtual de seus objetos, e, assim, é garantido maior rapidez e segurança nas transações.

Resultados

Com o projeto final, foi possível alcançar um bom nível de respostas para os mais diversos testes feitos, baseados em situações cotidianas. Como por exemplo, caso o cliente não possua saldo suficiente em seu carro, ou pague valor menor que o cobrado, a transação não é executada. Da mesma forma, quando o cliente, por engano, paga um valor a mais do que o valor cobrado, o próprio contrato já faz a devolução do troco. Com estes resultados, foi provado que o projeto torna-se viável para a interação do cliente/posto de abastecimento, e ainda, garante alta segurança e consequentemente, confiança para ambos.

Curiosidades

Os contratos inteligentes são uma tecnologia que é executada e processada na rede Blockchain, e que foi criada especialmente para lidar com transações monetárias sem que necessite haver confiança entre os atores da transação. Assim, os contratos possuem sua própria carteira virtual, no caso deste projeto, as carteiras/contratos estão embutidos nas próprias bombas de combustível. Além disso, é possível criar regras neste contrato, como, ficar pré-estabelecido que ao tirar o dinheiro das carteiras dos contratos (que estão nas bombas) 20% do valor seja dos funcionários.