Introdução

Com o avanço da pandemia da COVID-19, os países precisaram adotar medidas de isolamento social a fim de achatar a curva de contaminação. Essas medidas, apesar de necessárias, aumentaram o risco de violência física, psicológica e sexual dentro das residências de muitas mulheres. Dados do Instituto Maria da Penha revelam que, em alguns estados brasileiros, houve um aumento de até 50 por cento nos índices de violência doméstica durante o confinamento. Assim, nosso projeto visa auxiliar as mulheres nessa situação difícil, ajudando-as a denunciar os agressores e tornar seus lares seguros novamente.

Projeto

O nosso projeto consiste em um aplicativo para controle de ciclo menstrual, com funções comuns de todo aplicativo do tipo: cálculo de período fértil, menstruação, informações de saúde... No entanto, o Freya contará com uma utilidade a mais: com comandos secretos e funcionalidades escondidas, o programa possibilitará à mulher colher evidências de agressões e, assim, tornar sua denúncia mais concreta - pois estes processos não são levados à frente sem alguma prova de que a violência tenha ocorrido. Tendo isso em vista, nosso aplicativo contará com a possibilidade de gravação de áudio e imagem, além de acesso a contatos de emergência, tudo isso feito com discrição para garantir a segurança da vítima.

Image

Funcionamento

Pensando em uma situação de emergência, essas funções precisam ser acessadas rapidamente sem que o agressor perceba. Por isso, elas possuem comandos secretos e específicos para serem acionadas. Por exemplo: para gravar um áudio é preciso tocar quatro vezes no ícone do fórum e para gravar um vídeo, quatro vezes no ícone do Freya. As mídias ficarão salvas em uma galeria secreta dentro do aplicativo que, para ser acessada, basta adicionar o sintoma “mucosas úmidas” — pois mucosas estão sempre úmidas, logo não é um sintoma — e responder à pergunta de confirmação. Além disso, ao chacoalhar o aparelho uma mensagem contendo a localização da vítima será enviada para os contatos de emergência. Esses contatos podem ser gerenciados ao digitar “Contatos” na aba “Relatar um problema”. Essas ações são pouco usuais, portanto não correm o risco de serem realizadas acidentalmente e serem descobertas. Todas as informações necessárias estão disponíveis dentro do Freya em “Sobre o app”.

Resultados

O resultado esperado é que o Freya ajude as vítimas a coletarem dados e provas de maneira eficaz e segura. Essas mídias poderão ser utilizadas posteriormente em uma denúncia, já que muitas delas são arquivadas devido à falta de evidências. Além disso, trará confiança e segurança para a mulher na hora de relatar às autoridades sobre as agressões. Acredita-se ainda que os contatos de emergência cadastrados poderão oferecer um socorro mais rápido à mulher. Com o fórum é possível criar uma rede de apoio capaz de aconselhar, incentivar e instruir sobre como agir no caso de violência doméstica contra ela e contra outras pessoas.

Curiosidades

Inicialmente o projeto a ser realizado não era o Freya, porém, devido à pandemia causada pela COVID-19, o olhar do grupo se voltou para o problema da violência doméstica. O isolamento social obriga a vítima a estar confinada junto ao seu agressor vinte e quatro horas por dia, tornando a realização das denúncias praticamente impossível. Outro fato interessante é que o nome do aplicativo homenageia uma das deusas mais fortes da mitologia nórdica e que é simbolo da fertilidade, representando a força existente dentro de todas as mulheres para enfrentarem seus problemas.