Introdução

Nos dias atuais a Realidade Aumentada tem oferecido uma boa serventia a nossa comunidade tecnológica. Com vários projetos inovadores que envolvem diversas áreas da engenharia. Esses projetos geralmente envolvem manutenção de equipamentos, treinamento de novos funcionários ou até mesmo lazer pessoal, sendo utilizada em vários jogos populares entre os jovens. Nesse contexto o nosso projeto tem como objetivo utilizar da tecnologia da Realidade Aumentada para fazer a divulgação de espaços públicos ou privados utilizando um celular Smartphone.

Projeto

Nosso projeto tem como objetivo geral utilizar da Realidade Aumentada para realizar a divulgação de espaços públicos e privados. O projeto tem a intenção de fazer a divulgação de uma forma simples e interativa com o usuário de forma a conseguir explicar todo o contexto dentro de algum espaço determinado. Ele funcionará de uma forma simples com o usuário apontando a câmera do seu celular em uma determinada imagem ou código, que realizará uma animação referente á algum objeto que represente o espaço e um texto que irá detalhar de forma breve alguma iniciativa do espaço ou do evento. Dessa forma fazendo uma interação simples e divertida com as pessoas e apresentando essa tecnologia ao público.

Funcionamento

O funcionamento do projeto consiste em um aplicativo de Realidade Aumentada, que identifica através da câmera de um smartphone uma ilustração referente ao espaço pré-cadastrado no aplicativo e realiza uma animação. A animação contém um objeto modelado em 3D e um campo para legendas, que farão a descrição do lugar de forma lógica, interativa e lúdica. A ferramenta Unity 3D juntamente com a biblioteca Vuforia foram as ferramentas chaves utilizadas para permitir a criação do mesmo. O laboratório CDG Hub foi o primeiro espaço registrado na aplicação, e todo o processo de animação explicando detalhes do laboratório pode ser visto simplesmente apontando o logotipo do laboratório para a câmera. O outro espaço que também foi cadastrado nesta primeira versão da aplicação foi o laboratório Robot Bulls, que apresenta uma animação com um robô que gira em seu eixo enquanto uma legenda com maiores detalhes do espaço também aparece na tela.
firebot

Resultado

Com o intuito de apresentar a realidade aumentada como uma forma de deixar o ambiente mais tecnológico e inovador e de forma divulgar infraestruturas de espaços públicos e privados, o projeto se mostrou viável a proposta apresentada. O aplicativo permite apresentar de forma mais interativas, espaços públicos e privados, e nesta versão, ambos laboratórios CDG Hub e RobotBulls, do Inatel, foram cadastrados e estão operando com sucesso, além de apresentar ao público uma tecnologia inovadora que está presente em várias aplicações no mundo. A intenção é que esta aplicação possa servir como uma forma de as instituições utilizarem essa tecnologia para deixar o ambiente mais inovador.

Curiosidade

A realidade aumentada tem sido de grande importância na indústria 4.0, inovando cada vez mais os cenários industriais com projetos envolvendo treinamento, manutenção, etc. Ela também pode ser usada como forma de lazer, por exemplo no famoso jogo de celular Pokemon GO, que foi lançado em 2016. Recentemente ela foi utilizada como forma de animar o escudo do time de futebol do Chivas Guadalajara, do México. Assim como também vários aplicativos que utilizam da tecnologia como forma de entretenimento ou para facilitar o cotidiano tais como Sketch AR, Mondly e até o próprio Google.

Bibliografia

Vuforia Developer Portal. Vuforia engine developer portal, 2017. Disponível em: https://developer.vuforia.com/ Acesso em: 14 de março de 2020.

Realidade Aumentada – Unity. Unity, 2020. Disponível em: https://unity.com/pt/unity/features/ar Acesso em: 16 de março de 2020.

Rita Santos Ferreira, Joana. Realidade Aumentada - Conceito, Tecnologia e Aplicações. Universidade da Beira Interior, Covilhã, 10 de out. de 2014. Disponível em: https://cutt.ly/qff6Eh4. Acesso em: 20 de março de 2020.

Alunos

Aguinaldo de Souza Júnior - Engenharia de Computação

Davi Restani de Faria - Engenharia de Software