Future Internet Architectures (FIAs)
Refere-se a convergência de tecnologias para criar novas arquiteturas de ICT. Trata-se da integração de vários assuntos: smart places, cyberinfrastructures, information-centric networking (ICN), service-oriented architecture (SOA) e redes autonômicas, controle e gerência. Aqui ficam os demais conceitos de Internet do futuro não trabalhados nos outros grupos. O foco é na análise de desempenho. Todos os trabalhos em NovaGenesis, XIA, RINA, NDN, CCNx, CCN Lite, ETArch, NetInf, GIN, etc., ficam nesta área de conhecimento, onde se incluem NG-social-driven e NG-Web.
OBJETIVO MACRO
- Projeto e análise de desempenho de melhorias e aplicações para NovaGenesis, visando os planos de dados, controle e gerência da mesma.
- Projeto, análise de desempenho e comparação de melhorias da proposta XIA com NovaGenesis no contexto de SPes.
- Análise de desempenho e comparação das arquiteturas name-centric (NDN, CCNx, CNN Lite, CCN) com a NovaGenesis e XIA.
- Análise de desempenho e comparação da arquitetura GIN/MDHT com a NovaGenesis, visando gerar referências e dados para publicação de artigos de alto nível.
OBJETIVO MICRO
- Ampliar a prova de conceito corrente da NovaGenesis, incluindo recurso de múltiplos domínios, serviços para: (i) Cyber; (ii) redes de rádios cognitivos; (iii) SPes; (iv) NG-social-driven; (v) NG-web.
- Desenvolver a nova versão do código da NovaGenesis, no formato de produto Open Source, para exponenciar o uso da mesma, visando criar comunidade colaborativa.
- Dominar o XIA, name-centric Architectures (NDN, CCNx, CNN Lite, CCN), GIN/MDHT/REX, RINA).
- Dominar as tecnologias atuais e emergentes para FIAs, com vista a desenvolvimento de artigos de alto nível dentro desta área.
- Dominar o hardware, middleware e software para FIAs, com vista a desenvolvimento de artigos de alto nível dentro desta área.
- Dominar as ferramentas para análise de desempenho, implantação e operação de FIAs, com vista a desenvolvimento de artigos de alto nível dentro desta área.
- Dominar a análise de desempenho em escala (>20 nós físicos) para FIAs, incluindo desenho de experimentos que tragam dados com representatividade para elaboração de artigos de alto nível.
- Combinar técnicas de análise de desempenho, de forma a se obter a excelência necessária para a realização de emulação, simulação, experimentação, modelagem matemática, para elaboração de artigos de alto nível.