Novo secretário de Telecomunicações, o ex-aluno Vitor Menezes, indica que setor vai demandar profissionais cada vez mais especializados

inatel vitor menezesApós a transição do governo brasileiro, ocorrida no início do mês, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) teve sua equipe renovada e o ex-aluno do Inatel, Vitor Elísio Menezes, que atuava como superintendente de outorgas e recursos à prestação da Anatel, foi nomeado como novo Secretário de Telecomunicações.

Já no novo cargo, o egresso destacou que o principal desafio do setor de Telecom para os próximos anos será criar as condições regulatórias e de infraestrutura para que o Brasil esteja inserido no futuro das Comunicações. “Ao contrário do que vinha acontecendo antes, o 5G não será uma evolução do 4G. Teremos um modelo tecnológico inteiramente novo e revolucionário, que deve transformar a forma como vivemos. Por isso, a estabilidade regulatória, a facilitação dos novos negócios e o desembaraço para criação da infraestrutura deverão estar na pauta do setor”, destaca.

Para esse novo cenário, o secretário indica que haverá grande demanda por profissionais cada vez mais especializados. “Aqueles que saem da faculdade para só depois buscar aperfeiçoar-se em uma área específica certamente ficarão para trás. É importante que, mesmo durante o curso, os alunos que desejarem fazer carreira no setor de comunicações já busquem capacitar-se nos temas relacionados ao 5G (redes, inteligência artificial, IoT etc.). Pesquisas aplicadas e estágios em empresas do ramo são ótimas opções para auxiliar na formação do profissional”.

Sobre a parceria com o Inatel ele ressaltou que a instituição sempre teve papel relevante quando de se fala em evolução tecnológica. “Cremos que, tanto do ponto de vista da participação nos estudos e pesquisas, quanto na capacitação especializada dos profissionais do setor, a nossa parceria será fortalecida”.

Menezes é Bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública, e também em Regulação Avançada de Serviços Públicos de Telecomunicações, especialização ministrada pelo Inatel em Brasília, entre 2009 e 2010.

Outro ex-aluno na equipe

inatel max martinhaoMaximiliano Martinhão, que atuava como secretário de Inovação na antiga gestão, continua na equipe do MCTIC, como assessor especial do ministro Marcos Pontes. Martinhão também já atuou como secretário de telecomunicações, secretário de políticas de informática e foi presidente da Telebrás. Bacharel em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica, com ênfase em Telecomunicações pelo Inatel, ele ainda ocupa atualmente a posição de coordenador e conselheiro do Comitê Gestor da Internet – CGI.br.

@ Entre em contato

Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Av. João de Camargo, 510, Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

+55 (35) 3471.9200 | inatel@inatel.br

Escritório Inatel SP

WTC Tower, 18º Andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo - São Paulo - SP

+55 (11) 3043.6015 | inatel.sp@inatel.br