Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Ventilador pulmonar desenvolvido por alunos e professores do Inatel ganha o mercado com investimento da EMBRAPII

inatel ventilador embrapii maio 2020Um sistema de ventilação mecânica controlado por plataforma eletrônica desenvolvido por alunos e professores do Inatel foi transferido para a indústria e ganhará o mercado em breve com financiamento da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), responsável por apoiar a inovação no Brasil. A parceria para a produção será entre o Inatel e a Ventrix, empresa de equipamentos eletromédicos, também sediada em Santa Rita do Sapucaí.

O protótipo de um dos equipamentos mais necessários para o atendimento a pacientes graves de Covid-19 foi desenvolvido na instituição de ensino e pesquisa em poucas semanas com a utilização de componentes nacionais. “O diferencial do projeto do Inatel é o sistema de pressurização digital que deixa o controle de gases mais preciso e sem a utilização de ambu, que é um balão usado em emergência, mas que não atende todos os casos de insuficiência respiratória, de acordo com médicos especialistas”, explica o professor e coordenador da equipe voluntária que desenvolveu o protótipo, Filipe Bueno Vilela.

O projeto foi apresentado para os Ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Economia e Saúde. “Desde o início da pandemia, colocamos à disposição do governo federal nossa competência e especialização como Instituição de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de soluções necessárias para esse momento, contribuindo com a nossa sociedade”, afirma o Diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins.

O ministro do MCTIC, Marcos Pontes, tem ressaltado a importância da ciência, tecnologia e inovação no combate ao Covid-19. “A ciência é a única arma que temos que pode atacar diretamente a causa do problema, que é o vírus”, afirma. O MCTIC e suas entidades vinculadas, como a EMBRAPII, têm atuado no incentivo à pesquisa em áreas estratégicas prioritárias no combate à pandemia.

inatel ventilador equipeabril 2020A parceria firmada entre o Inatel e a Ventrix, com financiamento da EMBRAPII, prevê que 50 unidades do equipamento sejam produzidas em 90 dias. Depois, a produção pode passar para até cem unidades diárias do ventilador. “A Ventrix, nasceu com foco na inovação de produtos e sistemas para saúde humana. Desde o seu início, utiliza as melhores tecnologias para promover o acesso à saúde e trouxe novos conceitos de monitorização, diagnóstico e tratamento de pacientes. Dentro desta visão, a parceria com o Inatel, uma instituição renomada que sempre prezou pela ciência, tecnologia e inovação, muito nos honrou, possibilitando a chance de trabalharmos juntos para que a sociedade possa enfrentar com mais segurança este momento que atravessamos, contando com uma tecnologia desenvolvida em nosso País”, afirma Roberto Castro Júnior, diretor da Ventrix.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800