Inatel apoia projeto de Smart City em Santa Rita do Sapucaí

O projeto da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí teve início com a segurança eletrônica da cidade

inatel camera smart city santa rita3 janeiro 2017 webMais uma vez, a união de poder público e de instituição de ensino e pesquisa resulta em benefício para a comunidade de Santa Rita do Sapucaí. Afinal, a história mostra que o trabalho em conjunto trouxe muito desenvolvimento para a cidade conhecida como o Vale da Eletrônica. Desta vez, o projeto é de implantação de Cidade Digital que começou por uma das áreas mais importantes: da segurança. Desde o final do ano passado, câmeras de monitoramento estão sendo instaladas em pontos estratégicos da cidade, indicados pela Polícia Militar. Todo o projeto de segurança eletrônica foi desenvolvido pela equipe de especialistas do Inatel, que integram a área de treinamento e consultoria do Instituto e também o projeto Inatel Smart Campus. “A contribuição e a expertise do Inatel foram decisivas para esse projeto que irá beneficiar toda a população. O Inatel fez o projeto, as especificações técnicas e está acompanhando o processo de implantação”, explica o vice-prefeito de Santa Rita do Sapucaí, professor Wander Wilson Chaves.

inatel camera smart city santa rita janeiro 2017 webInicialmente 18 câmeras serão instaladas, duas delas com leitura de placas de veículos, mas o objetivo é aumentar o número de equipamentos, inclusive com a participação da iniciativa privada. Além da área de segurança, há a possibilidade de implantar outras soluções e serviços digitais, como internet sem fio e sistemas de voz e dados que podem otimizar a comunicação e os recursos do setor público. “O Inatel vem desenvolvendo competências em várias áreas de Cidades Inteligentes, soluções que estão à disposição de prefeituras e empreendimentos”, afirma o gerente de treinamento do Inatel Competence Center, Rinaldo Duarte de Carvalho.

O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, afirma que contribuir para a comunidade é uma das grandes missões da instituição. “Nós, como um centro de ensino e pesquisa, buscamos o desenvolvimento de soluções para atender as demandas da sociedade. E é gratificante poder contribuir para a cidade em que estamos.” Para o professor, a iniciativa da Prefeitura demonstra uma preocupação em tornar a cidade mais segura e, também, melhor preparada para a transformação digital que a sociedade está experimentando.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br