Inatel desenvolve espelho inteligente que interage com usuário

O projeto utiliza tecnologia da Qualcomm, parceira da instituição na área de P&D

inatel smart mirrorVocê já imaginou acordar pela manhã e, ao olhar-se no espelho, poder ter acesso a uma série de informações que possam ajudar a planejar o seu dia? A equipe de especialistas do Inatel Competence Center desenvolveu o Smart Mirror (espelho inteligente, em português) que consiste em um assistente pessoal capaz de interagir com a pessoa que está em sua frente. O usuário pode conversar com ele e consultar informações como data, agenda de compromissos, previsão do tempo, notificações do celular, entre outras funcionalidades. Além de responder, o espelho também projeta as informações.

O equipamento foi desenvolvido no laboratório voltado à PD&I em parceria com a Qualcomm, como uma demonstração de aplicação para a placa DragonBoard 410c, fabricada pela empresa. Para a criação do espelho, foi criado um software que se conecta com o Google e que utiliza tecnologias de reconhecimento facial e de voz para permitir a interação com o usuário. A solução foi demonstrada no estande da Qualcomm no Futurecom, em outubro deste ano.

Segundo o especialista Ronaldo Carlucci Neto, uma vez que o usuário faz o cadastro, o equipamento consegue ler toda sua agenda e permitir todo tipo de interação, como acesso ao Google Maps, para ajudar a dar dicas de trânsito e, até mesmo, a outros aplicativos, como Youtube, para tocar uma música. “A intenção é permitir o acesso a informações úteis que possam facilitar o nosso dia a dia”, explica.

A ideia surgiu durante um brainstorm da equipe, que pensou em criar um assistente pessoal que pudesse interagir com a pessoa enquanto ela se arruma para trabalhar ou para um encontro, por exemplo. “O projeto cresceu internamente e hoje já possui novas funcionalidades, como reconhecer pessoas que não estão cadastradas como usuários e perguntar quem elas são, além de permitir o acesso por celular, para funcionar em lugares muito movimentados e ruidosos, como feiras e eventos”, destaca.

O Smart Mirror é um dos resultados do trabalho da equipe que atua em pesquisa e desenvolvimento para Qualcomm dentro da instituição. A parceria com a empresa começou em 2012 e, hoje, contempla frentes de trabalho nas áreas de Software, Hardware, IoT e Qualidade. Para a gerente da equipe, Valeska Pivoto Patta Marcondes, este é um exemplo de parceria que deu muito certo e evoluiu no decorrer do tempo. “Hoje somos como um braço de engenharia da Qualcomm e isso é motivante para a equipe, porque atuamos em projetos que são estratégicos para a empresa”, pontua.

Em entrevista recente à imprensa, o presidente global da Qualcomm, Cristiano Amon, ressaltou a importância da academia no desenvolvimento tecnológico e expressou o desejo de intensificar a parceria com as universidades brasileiras. “A tecnologia encurta distâncias e nada impede ter a divisão (de P&D) no desenvolvimento de tecnologia”, disse ele.

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br