Novo editor-chefe de Revista Científica de Telecom é do Inatel

Inatel JCIS Rausley LaboratórioProf. Rausley Adriano de Souza, novo editor-chefe do Journal of Communication and Information Systems (JCIS) da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT)

O Inatel tem um compromisso histórico com a produção de conhecimento para benefício do país, o investimento nos Programas de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações e o número de publicações de peso reconhecidas mundialmente comprovam o lugar de referência da Instituição na atuação científica. O apoio aos seus pesquisadores e suas conquistas também conferem reconhecimento ao Instituto, como a recente entrada do Prof. Rausley Adriano de Souza como editor-chefe do Journal of Communication and Information Systems (JCIS), em junho de 2020, uma das mais importantes publicações de Telecom, patrocinada pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT).

Inatel JCIS SBrT RausleySegundo o comunicado da própria SBrT, “a diretoria da Sociedade fica tranquila com a certeza de que o JCIS será muito bem conduzido pelos reconhecidos pesquisadores com experiência e atuação editorial”. Juntamente com o Prof. Rausley, assume o Prof. José Cândido Silveira Santos Filho, da Universidade de Campinas (Unicamp). “A Sociedade Brasileira de Telecomunicações possui duas importantes frentes de atuação, promove anualmente o Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais e mantém a revista de publicações científicas JCIS, com abrangência internacional” esclarece Rausley.

A pesquisa científica é vista como uma das molas propulsoras para o desenvolvimento econômico de uma nação e é por meio de publicações como a JCIS que se toma conhecimento dos resultados de um trabalho de pesquisa e sua importância para a sociedade. O Brasil ocupa hoje a 13ª posição na produção científica mundial, um aumento justificado pela busca por níveis acadêmicos cada vez mais altos, inclusive para o trabalho na indústria, comércio e serviços. “Essa formação adicional proporcionada por um curso de Mestrado ou Doutorado não se restringe apenas à formação de professores, vários de nossos alunos são provenientes de empresas” afirma o professor, que também é parte do corpo docente dos Programas de Mestrado e Doutorado do Inatel.

De acordo com Rausley “a publicação científica também é importante para os Centros de Pesquisa, como o Inatel, porque normalmente as agências ou as organizações de incentivo à pesquisa adotam como um dos critérios de acesso aos seus recursos, a quantidade e a qualidade de artigos científicos publicados pela instituição”. E como fundação sem fins lucrativos, o Instituto conta também com essas agências que investem e financiam as pesquisas desenvolvidas no campus.

Sobre a responsabilidade assumida na Revista JCIS, Rausley completa, “a minha nomeação como editor-chefe na JCIS poderá auxiliar a entender melhor a evolução da tecnologia, principalmente dentro das telecomunicações e processamento de sinais. Além da oportunidade de conhecer um número maior de pesquisadores no Brasil e no exterior, obviamente esse conhecimento adquirido acaba se refletindo na graduação e programas de pós-graduação do Inatel, mas acredito que para o Instituto também seja uma oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com a Sociedade Brasileira de Telecomunicações” reitera o Professor.

Inatel JCIS Rausley CapaSobre o JCIS
O Journal of Communication and Information Systems foi criado em 1986 pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações, originalmente denominada Revista da Sociedade Brasileira de Telecomunicações, como um meio de documentar e disseminar resultados de pesquisa da comunidade brasileira de telecomunicações. Desde 2005, o JCIS é tecnicamente patrocinado pela IEEE Communications Society (Comsoc), visando o público internacional. JCIS publica trabalhos contendo resultados originais de pesquisa e/ou desenvolvimento, representando uma contribuição nova e eficaz para o conhecimento na área de Telecomunicações.

Ouça o podcast com o Prof. Rausley Adriano de Souza para saber mais sobre o processo de publicação de um artigo científico.

@ Entre em contato