A Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel conquistou o número recorde de cinco empresas graduadas no ano de 2008. NibTec, Seek, Convergence, Virgo e Finger do Brasil ingressaram no mercado gerando 32 postos de trabalho diretos, mais de 70 novos produtos e serviços e o requerimento de registro de uma patente. A estimativa é que em menos de um ano este número de postos de trabalho seja, no mínimo, dobrado.
“Num período médio de dois anos, essas empresas se transformaram em cases de sucesso, com alto potencial de crescimento e ultrapassando nossa meta de três graduações por ano. Acredito que isso demonstra a eficiência do processo de incubação do Instituto, num momento em que cinco empresas atingem um nível de maturidade ideal e são disponibilizadas para a sociedade, gerando novos empregos, tecnologias, produtos e oportunidades”, avalia o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel - NEmp, Rogério Abranches da Silva.
Todas as empresas graduadas são coordenadas por alunos ou ex-alunos do Inatel e tiveram seus projetos gerados dentro do Instituto. Estes projetos foram encaminhados como Planos de Negócio à Incubadora, selecionados por um júri de especialistas e assessorados pela equipe do NEmp durante todo o tempo em que permaneceram incubados.