31ª Fetin traz atividades na área de computação

inatel-banner-fetin-out-2012

A 31ª Feira Tecnológica do Inatel – Fetin começa no dia 18 de outubro no Ginásio Inatel e traz uma programação variada para pessoas interessadas em tecnologia. Entre as atividades que compõem a Feira, como palestras, workshops e visita aos estandes de projetos dos alunos, os interessados por computação poderão participar de diversas ações específicas da área.

Debates

inatel-logo-fetin-out-2012Uma série de debates sobre tecnologias e gadgets da área de computação serão promovidos durante a Fetin. Na quinta-feira, dia 18 de outubro, um debate sobre Playstation 3 vs. Xbox 360 abre as atividades de computação da Feira, às 19h, na sala 2. Logo após a atividade, um novo debate sobre C# vs. Java se inicia no mesmo local a partir das 20h

Os debates continuam no dia 19. Na Sala 2, a partir das 19h, os visitantes da Fetin poderão participar do Debate Pic vs. Arduino. No mesmo local, a partir das 20h ocorre o debate iOS vs. Android. Os debates são gratuitos, abertos ao público e não necessitam de inscrição prévia.

Torneios

A área de computação é totalmente vinculada a games e programação. Por isso, a Fetin promove no dia 18, a partir das 19h, no palco do Ginásio Inatel, a Olimpíada da Programação. Os interessados em participar da atividade devem se inscrever em http://tinyurl.com/checkpointolimpiada

No dia 19, a partir das 17h, também no palco do Ginásio, ocorre um campeonato do jogo Conter Strike. Neste caso, o torneio será divido em equipes de cinco pessoas e apenas maiores de 16 anos podem participar. As equipes podem se inscrever pelo link http://tinyurl.com/checkpointcs.

Os integrantes da equipe vencedora do campeonato de Conter Strike e o vencedor da Olimpíada da Programação ganham o jogo Counter Strike Global Ofensive.

PROJETOS INOVADORES

Um dispositivo que permite controlar aparelhos digitais, eletrodomésticos e acender as luzes da casa pelo celular, um sistema que controla o carro remotamente, instalação de rede wireless em orelhão, um aparelho que permite que o médico acompanhe o diagnóstico do paciente via celular, um dispositivo que realiza monitoramento de vídeo aéreo. Estes são apenas alguns dos projetos inovadores que serão expostos na Fetin 2012. Ao todo, 50 projetos participarão do evento.

Este ano, vários projetos tem como foco principal, soluções que utilizam o celular para controlar dispositivos e facilitar cada vez mais a vida do usuário. A equipe da aluna Isabel Francine Mendes do 7º período de Engenharia Biomédica, por exemplo, elaborou para a Feira uma solução para que o estado de saúde do paciente possa ser diagnosticado em casa pelo celular e enviado para o médico. "Todos os dados que saem do oximetro, saturação e batimentos cardíacos vão para o smartphone, por meio de um aplicativo Android e, posteriormente, é enviado para um site para o médico analisar esse paciente", explica.

Mais informações e a programação completa da Fetin podem ser obtidas pelo site www.inatel.br/fetin.