Com a temática “Integrar para desenvolver”, a 4ª Semana da Engenharia Biomédica do Inatel pretende movimentar o campus entre os dias 18 e 20 de agosto. O evento será composto por palestras e minicursos sobre vários temas, que vão mostrar como a tecnologia pode ser usada para facilitar procedimentos e diminuir intervenções nas diversas áreas da Saúde. Segundo o coordenador do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, professor Fabiano Valias de Carvalho, foi uma sugestão da comissão organizadora do evento fazer uma programação visando a integração com os outros cursos do Inatel. “A Engenharia Biomédica é multidisciplinar e envolve conhecimentos ligados a outras engenharias. Da mesma forma, os conhecimentos a seu respeito são essenciais para engenheiros de outros ramos que atuam na área da Saúde”, explica.
A Semana tem início na quinta, dia 18, com uma palestra sobre Tecnologias no Tratamento Cardíaco, com o engenheiro biomédico Hítalo Vasconcelos, ex-aluno que atua na Jonhson & Jonhson. A programação inclui ainda palestras sobre Medicina Nuclear, Cirurgia Robótica, Automação Laboratorial, Engenharia Clínica, Videocirurgia e Certificações Inmetro, ministradas por especialistas de grandes empresas como Siemens, Strattner, Confiance Medical e TecSaúde. As palestras são abertas ao público em geral e acontecem nos dias 18 e 19.
Com o intuito de incitar a integração entre os cursos, a semana promove na sexta, às 10h, um debate com os coordenadores dos cursos de graduação do Inatel sobre o que cada engenharia pode colaborar para melhorar o atendimento odonto-médico-hospitalar e contribuir para o bem-estar das pessoas.
Também integram a programação do evento, os minicursos sobre Java aplicado a Soluções Biomédicas, Análise de Neuroimagens e Design Thinking, que serão realizados na sexta e no sábado, exclusivamente para alunos da instituição.