A segunda etapa do Seminário de Física do Inatel (Sefitel) deste semestre foi realizada nesta quarta, 19 de junho, com a apresentação dos trabalhos dos alunos da disciplina. A abertura do Seminário ocorreu no dia 13 de abril, no Teatro do Inatel e contou com a palestra do regente João César da Silva sobre: A física do lúdico ao som da Orquestra Experimental do Curso G9, de Itajubá. O músico, especializado em Educação Musical, falou sobre o ensino da Física com métodos diferenciados para trabalhar a imaginação dos estudantes. A plateia interagiu e aprendeu conceitos da Física relacionados ao som e à música de forma descontraída.
O Sefitel ocorre duas vezes por ano e envolve, em cada edição, cerca de 400 alunos de Engenharia. Segundo Karina Mokarzel, o evento tem o objetivo de enriquecer a disciplina por meio de trabalhos que mostrem aplicações da Física em diversas áreas. “Além de colocar em prática o conteúdo visto em sala de aula, o seminário oferece aos alunos a oportunidade de exercitar competências sociais em grupo, realizar pesquisas e defender a pesquisa durante a mostra dos trabalhos”.
Os trabalhos deste semestre apresentaram jogos e brincadeiras lúdicas, nas quais estão envolvidas a física. Os alunos realizaram desde brincadeiras com carrinhos até pacman.
O Seminário busca oferecer inovações e atrações a cada edição e para o primeiro semestre de 2019 a Orquestra Experimental do Curso G9 surpreendeu o público com uma apresentação inovadora e envolvente. A Orquestra é formada por alunos, que são preparados para apresentações musicais no decorrer do ano em aulas semanais na Oficina de Música.
A primeira edição do Sefitel ocorreu em 2006 e conta com a participação de professores e alunos da Pós-graduação, sob a coordenação dos professores: Karina Mokarzel, Daniela Barude Fernandes, João Bosco Assis Leite, Felipe Eamanoel Chaves e Rodrigo Lima Nascimento.
Clique na foto abaixo e confira mais fotos em nossa galeria: