“Eu acredito muito nos jovens, essa meninada já nasceu digital. Nós esperamos muito dessa juventude que está chegando ao mercado.” Essa foi uma das frases do presidente do Conselho do Grupo Algar, Dr. Luiz Alberto Garcia, durante apresentação do programa de trainees da empresa aos alunos do Inatel, no dia 9 de agosto.
Chamado de Talento Inatel, o projeto foi apresentado pela head de talentos da Algar, Juliana Afonseca, que demonstrou os benefícios e oportunidades de carreira na Algar Telecom. O programa de aceleração de competência de profissionais de tecnologia oferece vagas CLT para profissionais graduados estudantes do 9º e 10º período dos cursos de engenharias do Inatel.
Na ocasião, Dr. Luiz, que foi um dos precursores da telefonia móvel no Brasil, comentou a relevância do Inatel para o mercado de telecomunicações no Brasil. “Eu acompanhei o nascimento do Inatel, me formei em Itajubá há 64 anos. Alguns dos meus professores ajudaram a fundar essa instituição. Para nós, é um prazer muito grande ver uma escola que se tornou laboratório. Os alunos aqui têm o privilégio de estar na sala de aula e também colocar a mão na massa”, destacou.
Visita ao Inatel
Dr. Luiz também visitou toda a infraestrutura do Inatel acompanhado por Juliana Afonseca, head de talentos do Grupo, e João Henrique de Souza, coordenador de inovação da empresa.
Segundo Dr. Luiz, a parceria entre o Inatel e a Algar não é recente, mas faz parte da história das telecomunicações no Brasil. “Fico muito feliz em ver o que a gente vê hoje. É impressionante o tamanho do Inatel e o que a instituição vem fazendo. 70 anos de telecomunicações parece que foi ontem, mas se a gente olhar para o retrovisor, são tantas tecnologias que mudaram nesse tempo. E, quando a gente faz uma projeção para o futuro, se nós não estivermos atentos, a gente perde o bonde da evolução tecnológica”, ressaltou.
Esse olhar para o futuro é um ponto em comum entre Inatel e Algar. No Instituto, o foco é preparar os alunos para atuarem com tecnologias inovadoras nas diversas engenharias de base tecnológica. “Estamos aqui atrás de vocês, porque estão com o ‘disco vazio’, com disco de memória novo e queremos construir uma empresa nova. Quero aqueles que começam agora, mas almejam, um dia, ser presidentes da empresa”, disse Dr. Luiz para os alunos.
O Inatel mantém uma forte parceria com empresas do mercado, por meio do Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais (Nesp). Todas as informações sobre as parcerias do Inatel com empresas de mercado podem ser obtidas no site: www.inatel.br/exaluno. Se você é ex-aluno, mantenha seu cadastro no site atualizado para receber oportunidades e novidades do Inatel.