O estudante Gustavo Figueiredo Luz, de Engenharia de Software do Inatel, conquistou a medalha de prata na OBI - Olimpíada Brasileira de Informática. Uma premiação histórica para o Instituto, como melhor colocado entre as instituições privadas de todo o país, que concorreram pela Modalidade Programação – Nível Sênior.
A Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição organizada pela Unicamp e Sociedade Brasileira de Computação, para incentivar os estudantes a se envolverem com programação e segue o modelo das outras olimpíadas científicas nacionais, como de Matemática e de Física. O aluno Gustavo Luz competiu com mais 1512 estudantes no Nível Sênior, que é voltado aos jovens do quarto ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o primeiro ano de um curso de graduação.
Para Gustavo, foi uma experiência inédita e a colocação, uma surpresa. “Como sou um tanto quanto inexperiente com maratonas e afins eu não esperava chegar em uma posição como essa, já tinha feito outras maratonas no decorrer do ano, mas ainda assim fiquei muito surpreso conseguindo alcançar essa colocação” ressalta o estudante de Engenharia de Software.
Todos os anos o Inatel organiza, treina e custeia viagens para os estudantes participarem das Maratonas de Programação em todo o Brasil, mas em 2020 os eventos foram organizados remotamente e os alunos participaram de suas casas. A Instituição também promove Maratonas abertas para alunos de todo país, como importante experiência aos futuros profissionais.
O medalhista de prata conta como foi participar das provas de sua casa, “talvez por conta de eu ter feito em casa pode-se dizer que tive uma certa vantagem em relação a concorrentes de outros anos, mas mesmo assim tive que me engajar bastante para conseguir chegar na terceira fase da prova, a qual ainda não sabia que o Inatel não possuía medalhas, até então” afirma Gustavo.
A colocação do futuro engenheiro destaca o Inatel mais uma vez como uma das principais instituições de ensino de ensino e pesquisa de tecnologia do país, com uma formação diferenciada e focada em resultados desde o primeiro semestre na faculdade.
Certificado de Medalha de Prata de Gustavo Luz, aluno de Engenharia de Software do Inatel