Alunos alemães participam de curso no Inatel

Alunos alemães assistem a apresentação institucional do InatelEntre os dias 13 e 18 de fevereiro, sete alunos da Jade University, da cidade de Wilhelmshaven, na Alemanha, participaram de um curso de verão no Inatel. A capacitação de 18 horas teve como conteúdo as disciplinas LTE SAE System Overview e EPC Network Principles.

Além de participarem do curso e conhecerem toda a infraestrutura do Instituto, os alunos também fizeram um intercâmbio acadêmico-cultural e visitaram lugares históricos e turísticos de São Paulo, acompanhados por alguns alunos do Inatel que acompanharam os estudantes alemães durante a estadia no Brasil.

Há mais de nove anos o Inatel é parceiro da Jady University, que recebe anualmente alunos do Instituto para um curso de verão, mas esta foi a primeira vez que estudantes da universidade alemã vieram ao Inatel para participarem de um curso.

Para a vice-diretora do escritório internacional da Jade University, Iris Wilters, que acompanhou os alunos alemães durante o curso no Inatel, o intercâmbio de estudantes da Jady University reforça a parceria da instituição com o Instituto. "Estamos todos muito felizes, fomos muito bem recebidos pelos alunos e professores do Inatel", ressaltou.

Alunos da Jady University, professores e alunos do InatelDe acordo com o aluno Johannes Rudolph da Jady University que participou do curso, foi muito interessante a experiência de visitar o Brasil e participar da capacitação no Inatel. "Encontramos um clima acolhedor, com pessoas legais e pudemos conhecer melhor a cultura do Brasil", diz.

Parceria

A parceria entre Inatel e Jady University existe há nove anos e permite que anualmente alunos e professores do Inatel participem do BME Summer Course, curso intensivo de Engenharia Biomédica com duração de três semanas.

Um convênio assinado no início do ano passado reforçou esta parceria ao criar a possibilidade de estudantes dos cursos de graduação do Inatel estudarem na Alemanha por um período de seis meses a um ano. Com um tempo de estadia maior na Jade University, os estudantes podem cursar disciplinas regulares das graduações da universidade e também aprender alemão.

Além do intercâmbio de alunos, a parceria permite que professores do Inatel permaneçam um tempo na universidade alemã, e professores da Jade University fiquem algumas semanas no Inatel. O objetivo é a troca de experiências e aperfeiçoamento profissional.

A Jady University integra a lista de instituições de mais de 15 países que são parceiras do Inatel para intercâmbio e estágios coordenados pelo Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais (Nesp). "Este convênio reforça o compromisso do Inatel em entregar ao mercado de trabalho profissionais qualificados e experientes, é uma grande oportunidade para os alunos vivenciarem as exigências internacionais de excelência profissional", enfatiza o coordenador do Nesp, professor Bruno de Oliveira Monteiro.