Alunos apresentam protótipos de projetos da Fetin

inatel-fetin-prototipos-2309_17Uma vitrine de ideias úteis e inovadoras. Foi assim a última etapa eliminatória da Feira Tecnologia do Inatel - Fetin que aconteceu de 19 a 24 de setembro. Nesta fase, as equipes tiveram que apresentar um protótipo do projeto. O modelo deveria representar pelo menos 80% do produto final. O projeto que não foi avaliado, não poderá participar da Feira.

Este ano a organização da Fetin foi mais criteriosa na escolha dos trabalhos que participarão do evento. As equipes tiveram que cumprir prazos e passar por etapas eliminatórias. Palestras, reuniões e mini-cursos, foram promovidos para esclarecer possíveis dúvidas técnicas dos alunos. De acordo com o coordenador da Fetin, professor Bruno de Oliveira Monteiro, as ações realizadas no decorrer do ano objetivaram melhorar a organização dos alunos que puderam conceber melhor os processos de montagem do projeto e, com isso, investiram mais na qualidade do trabalho.

A aluna Mariana Duarte, do 8° Período de Engenharia de Telecomunicações, comenta que as etapas contribuíram para que as equipes não deixassem o trabalho para última hora. "Estávamos o tempo todo pensando nos passos de execução. Os prazos ajudaram muito e nos mantiveram mais organizadas", afirmou.

inatel-fetin-prototipos-2309_21

Inovação e foco mercadológico

inatel-fetin-prototipos_10A maioria dos projetos que passaram pela última fase foram idealizados com foco em segmentos com demanda de produção crescente. Um dos exemplos é a máquina coletora de latinhas usadas. No aparelho, a pessoa deposita a latinha e recebe um crédito que pode ser um vale alimentação ou até mesmo dinheiro. "O importante é incentivar as pessoas a reciclarem", afirmou Allisson Aislan Lacerda, membro da equipe e aluno do 6º Período de Engenharia de Telecomunicações.

Unir inovação, tecnologia e inteligência humana foi a ideia da equipe de Éric Akira Issami, aluno do 7º Período de Engenharia de Telecomunicações. O grupo prepara um programa de controle por ondas celebrais que poderá fazer um braço mecânico mexer e, com isso, ser utilizado em cirurgias na área de biomédica. "Nosso projeto está dentro do tempo esperado. A expectativa para a Feira éfazer da ideia, um sucesso", revelou Eric.

A Fetin 2011 acontece entre nos dias 26, 27 e 28 de outubro. A programação inclui workshops gratuitos voltados para a área de tecnologia em telecomunicações e exposição dos projetos elaborados pelos alunos.