Em pequenos grupos, seguindo todos os protocolos de saúde previstos, os alunos integrantes do programa social Inatel cas@viva se reuniram no campus em Santa Rita do Sapucaí para o encerramento das atividades de 2021. Encontros que resumiram a dedicação e o aprendizado de todos – estudantes, voluntários e equipe do projeto. “Foi um ano de desafios, mas de inovação no programa Inatel cas@viva. Todo o trabalho foi desenvolvido no modelo híbrido, online e com oficinas makers presenciais, onde foi possível desenvolver atividades práticas”, explica a orientadora pedagógica do projeto, Renata Mendonça Vilela.
O programa oferece para estudantes do nono ano do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública de Santa Rita do Sapucaí atividades como microinformática básica (pacote office e Google para educação), iniciação à programação (robótica, scratch, arduino e noções básicas de Python), além do desenvolvimento de competências necessárias para responder as novas demandas da sociedade atual, como as chamadas soft skills, como inteligência emocional, comunicação, resiliência, e muitas outros conteúdos importante para a vida pessoal e profissional.
“Para minha vida irei levar as palestras, as atividades, as amizades e os ensinamentos e conselhos que recebi dos envolvidos no Inatel cas@viva . Espero ter a oportunidade de fazer o segundo módulo ano que vem”, afirma a estudante Maria das Graças Pereira dos Reis, de 15 anos.