A proposta da visita era obter subsídios para o projeto pedagógico sobre a memória tecnológica de nossa região em planejamento.
No Inatel, os estudantes foram recebidos pelo diretor do Instituto, professor Wander Wilson Chaves, que apresentou uma palestra sobre a formação do Vale da Eletrônica e do Inatel. No Centro de Memória, eles visitaram a exposição que conta a história da instituição desde os primórdios, em 1965, até os dias de hoje. A exposição foi montada para comemorar os 45 anos do Instituto, comemorados no dia 31 de março. Ainda no Centro de Memórias, os estudantes visitaram a sala de processamento, para conhecer as técnicas de manipulação e arquivamento das mídias (fotos, periódicos, vídeo e áudio). Em seguida, eles conheceram a Biblioteca Olavo Bilac Pinto e participaram de sorteio de brindes.
O Centro de Memória do Inatel integra o Centro de Integração Cultural, Científica e Tecnológica do instituto - CICCT, juntamente com o Museu da Pessoa. O prédio e os espaços foram inaugurados no aniversário do Inatel. O CICCT conjuga ciência e tecnologia e as coloca a serviço de outros anseios sociais, como a cultura, por exemplo. Os projetos reúnem informações em fotos, áudio, vídeo e publicações da instituição e do município. Periodicamente, o Centro de Memória realizará exposições temáticas sobre tecnologia, com mostra de equipamentos. A exposição sobre a história do Inatel estará em exibição durante todo o primeiro semestre.
O Curso G9 oferece ensino da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, sendo que o Colégio, com 15 anos de existência, possui o ensino médio em parceria com o Sistema Poliedro de Ensino.