Os alunos do Inatel estão no topo do Ranking da URI Online Judge, plataforma na internet criada pela Universidade Regional Integrada (URI), de Erechim/RS, com fórmulas e problemas de programação. Pioneiro na área, o site possui mais de 110 mil pessoas inscritas.
No quadro geral de estudantes, o primeiro colocado no ranking é Maycon Alves, do sexto período do curso de Engenharia de Controle e Automação, com mais de 1,3 mil problemas resolvidos. Na terceira posição, o aluno Gustavo Policarpo aparece com mais de 1,1 mil soluções. Entre os cem melhores, o Inatel também é representado por Luciano Ribeiro (16ª posição), Dâmi Henrique (22ª), Bianca Magri (48ª) e Maiara Gomes (70ª). O quadro geral é atualizado instantaneamente, a cada envio de respostas.
Já no ranking por universidades o Inatel ocupa a 2ª colocação com mais de 68 mil problemas resolvidos e mais de 1.100 alunos inscritos na plataforma. O desempenho do Inatel também é atribuído pelo uso da ferramenta em sala de aula, em todas as disciplinas de programação incluídas nos cursos da instituição. O site funciona também como um jogo, com ranking de alunos que resolvem os problemas com maior rapidez. “Eu uso o URI há mais de dois anos, e quando comecei não imaginava que esse resultado era possível. Hoje eu também faço parte da equipe de programação do Inatel, participo das maratonas de programação e o uso o URI pelo menos uma vez por dia, nem que seja para ver o que a ferramenta disponibiliza de novidade”, comenta Maycon, o primeiro colocado no ranking.
O site tem uma área acadêmica, onde o professor pode acompanhar o desempenho do aluno. “Os desafios de programação são compatíveis com os exercícios da maratona de programação. Como coach, fico feliz em saber que temos alunos aplicados e que, além de praticar a programação, também estão unidos em ajudar os estudantes mais novos”, comentou a professora Crishna Iron, que acompanha o desenvolvimento de cada aluno por meio da plataforma.
Na terceira posição, o aluno do quarto período de Engenharia de Telecomunicações, Gustavo Policarpo, destacou que é muito satisfatório ver o Inatel em 2º lugar no ranking geral por universidades. “Tive excelentes mentores aqui no Inatel que me motivaram a aprender cada vez mais. Entro no URI quase todos os dias, no meu segundo e terceiro período da engenharia, passava muitas horas por dia programando e resolvendo problemas e hoje, mesmo com outros compromissos, venho buscando resolver novos problemas e subir no ranking”.