Alunos do Inatel são destaques dentro e fora da instituição

Projetos desenvolvidos pelos alunos ganha destaque no meio acadêmico e é vencedor de diversos prêmios
Projeto AutoNet já está em fase de implantação

Autonet-siteEngajados e comprometidos com os estudos, pesquisas e desenvolvimentos de projetos, assim são os irmãos Bontempo. Marília Martins Bontempo, graduada em Engenharia Elétrica em 2015 pelo Inatel, atualmente é Mestranda do Instituto e Marcos Henrique Martins Bontempo, aluno do 5º período de Engenharia de Telecomunicações, desenvolveram e vem desenvolvendo ao longo da graduação projetos com grande destaque no meio acadêmico e vencedor de prêmios.

O primeiro projeto desenvolvido por Marília no Inatel foi o "PULSE: Sistema de circulação extracorpórea pulsátil", que durante cirurgias cardíacas em que possa haver complicações, Pulse inova ao usar de uma válvula mecânica, controlada por uma central elétrica, a qual permite ou estrangula a passagem do sangue na frequência de pulsação requerida pelo médico no teclado do sistema.

O projeto foi o 1º lugar na Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec) realizada pelo CREA-MG e segundo lugar, nível 3 da 32ª Feira Tecnológica do Inatel no nível .

IMG 7761Marília participou do "2015 ESSS Conference & Ansys Users Meeting", o mais tradicional fórum de discussão para usuários de softwares de simulação em engenharia da América do Sul onde expôs em uma das sessões técnicas o artigo "Cognitive Network Based on Reconfigurable Antennas and FPGA", que faz parte dos trabalhos que desenvolve junto à equipe do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access)

Outro projeto desenvolvido pela ainda graduanda de engenharia elétrica foi o AutoNet, que consiste em uma rede de comunicações em que carros, ruas, rodovias e semáforos podem conversar e gerar um tráfego mais "inteligente". Esse desenvolvimento já teve a participação de Marcos e ganhou notoriedade regional e estadual, sendo destaque em grandes veículos de comunicação.

Esse mesmo projeto foi vencedor do prêmio Fapemig de Inovação Tecnológica concedido pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, nos anos de 2014 e 2015, 2º lugar na Telit Cup Brasil, entre os 5 finalistas do 33º Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e vencedor da 33ª e 34ª Feira Tecnológica do Inatel no nível 4.

Hoje o projeto encontra-se me fase de implantação em parceria com uma empresa de Belo Horizonte, auxiliando na Área Azul.

O mais novo projeto desenvolvido pelos irmãos foi o PCRF, um software responsável por fazer controle de crédito e tarifação de telefonia móvel sobre os usuários. Seu principal fator foi a construção de um software nacional, buscando diminuir custo para as operadoras.

O projeto foi vencedor do Desafio Algar Telecom e hoje integra a startup Spark Telecom residente na Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel, oferecendo soluções de ponta para o setor de Telecomunicações, com foco na virtualização de funções do core de redes de telefonia móvel. Recentemente a startup foi selecionada para o programa de aceleração InovAtiva Brasil, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Além dos projetos, os irmãos também se destacaram na área acadêmica. Marília e Marcos receberam o Certificado de Excelência e Desempenho Acadêmico em todos os semestres . Esse certificado é entregue aos alunos que se destacaram no rendimento acadêmico e obtiveram média igual ou superior a 90 pontos no último semestre, que cursaram todas as disciplinas e não possuem advertências ou suspensões em seu nome. Marília recebem também a Medalha e Diploma de Mérito Acadêmico como destaque e melhor aluna de sua turma.

Marcos, por sua vez, recebeu o passaporte do "Programa Jovens Talentos", que oferece uma formação diferenciada aos alunos que tiveram destaque em seu desempenho acadêmico. Além de ganhar uma bolsa de estudos, o aluno passou a ser acompanhado por um professor tutor para o desenvolvimento de diversas atividades até o final de seu curso.

É por essas e por outras que os irmãos Bontempo são alunos destaques do Instituto Nacional de Telecomunicações.