O Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) promoveu no Inatel um curso para os alunos sobre Desenvolvimento de Aplicações para Windows Phone. Mais de 100 estudantes participaram deste treinamento. Os alunos que mais se destacaram foram convidados para fazer um segundo curso sobre Desenvolvimento de Jogos para Windows Phone utilizando XNA. A capacitação contou com 25 participantes e terminou no dia 14 de novembro.
Além de realizar os cursos, os alunos que desenvolvessem e publicassem três aplicativos no site do Windows Phone ganhariam um Nokia Lumia (o aparelho mais avançado da empresa). Os estudantes Leonardo Moreira Ribeiro e Natanael Gonçalves Afonso, e o especialista do ICC Adriano Sastre conseguiram realizar a tarefa e ganharam o aparelho.
Para o aluno Natanael Gonçalves Afonso um dos ganhadores do smartphone Nokia Lumia, a iniciativa do INdT de ministrar cursos que espalham o conhecimento das novas tecnologias contribui muito para a carreira profissional dos estudantes. "Este conhecimento dos cursos ministrados no Inatel aumenta as chances de um aluno, que já possui uma bagagem enorme por ter estudado no Inatel, arrumar um ótimo emprego e crescer profissionalmente e socialmente", disse.
Natanael frisa também que ter aplicativos desenvolvidos por ele disponíveis para download no site do Windows Phone é importante para saber a opinião dos usuários e, com isso, melhorar os projetos. "Tenho prazer em desenvolver aplicativos porque é uma área que me dou bem e gosto de trabalhar. Gosto de aplicar meus conhecimentos para gerar algo concreto, significativo, e poder espalhá-lo pelo mundo é uma conquista sem tamanho", enfatizou.
De acordo com Sérgio Cavalcante, instrutor dos dois treinamentos, o curso no Inatel superou as expectativas dele. "Ao começar o treinamento notei o maior diferencial dessa experiência: os próprios alunos. Já passei por vários lugares nesse período em que embarco nessa experiência como 'evangelista de tecnologia', mas poucas vezes vi gente com aquele brilho de vontade no olhar, ávidos por aprender, com facilidade para tal e, principalmente, com gana em colocar em prática o que estavam aprendendo ali", relatou.
Sérgio destaca também a importância da parceria entre INdT e Inatel que, segundo ele, ainda vai render muitas iniciativas de sucesso. "Mais do que nunca, vejo essa parceria do IndT com a Inatel com o melhor dos olhos, como um pavimentador de um futuro tecnológico mútuo para ambas as empresas", disse.
O coordenador do curso de Engenharia da Computação do Inatel, professor Guilherme Augusto Barucke Marcondes, comenta que as capacitações do Instituto Nokia, além de permitir o contato e conhecimento de uma nova plataforma, são uma maneira de estimular a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no curso do Inatel. "A relação dos jovens com os dispositivos móveis é muito intensa. Receber, como resultado de seu esforço e trabalho, o melhor aparelho de um fabricante como a Nokia, certamente os estimula. E esse é um estímulo muito positivo, pois é para o próprio desenvolvimento técnico do aluno", completou.