No dia seis de novembro, primeiro dia de Congresso, o aluno da pós-graduação em Automação Industrial, Darlan Guilherme Sobrinho, fez uma apresentação sobre "Tecnologia wireless para Automação Industrial: wireless_hart, bluetooth, wisa, wi-fi, zigbee e SP-100". No mesmo dia os ex-alunos Gabriel Scarpione e Marcus Francisco falaram sobre Redes sem Fio em Automação Industrial.
Na quarta-feira, dia 7, foi a vez de Diego Lemes, também aluno da pós em Automação apresentar o trabalho "Estudo de padrões para configuração de instrumentos remotos em redes industriais". Para Diego, o trabalho irá contribuir para pesquisadores da área de gerenciamento de ativos. As apresentações feitas pelos alunos e ex-alunos do Inatel lotaram as salas em que foram apresentadas.
De acordo com o aluno Darlan Guilherme Sobrinho, que apresentou o trabalho dele de conclusão do curso de pós-graduação em Automação e Controle Industrial, a explanação foi extremamente importante para terminar bem o curso. "O Inatel facilita muito abrindo as portas e mostrando a importância do congresso para os estudantes fazerem um trabalho ao nível deste evento", disse.
O coordenador do curso de Engenharia em Automação Industrial do Inatel, professor Alexandre Baratella Lugli comenta que ter alunos e ex-alunos apresentando trabalhos no Congresso é muito importante para a instituição. "As apresentações mostram a evolução da área de automação industrial no Instituto e no país, além de evidenciar as tecnologias mais atuais do mercado. Além disso, os congressistas apresentam as suas ideias e pesquisas para toda a comunidade de automação industrial da América Latina", ressaltou.
Visitantes
Alunos dos cursos de graduação do Inatel também marcaram presença no Brazil Automation – Isa 2012. O Instituto disponibilizou um ônibus para os alunos visitarem a feira de exposição de empresas no evento.
O aluno Patrick Diório Carvalho do 4º período de Tecnologia em Automação Industrial esteve no Brazil Automation pela segunda vez. O estudante comentou que visitar a feira é interessante para ver na prática as teorias transmitidas em sala de aula. "Essa visita é muito proveitosa, ainda mais para mim que já trabalho na área há muitos anos. Aqui consigo ver as novidades e inovações do mercado", disse.