Entrega da Comenda AdInatel foi realizada no Futurecom
A nostalgia e o networking, que marcam o reencontro de ex-alunos do Inatel no Futurecom, ganharam ainda mais emoção com a cerimônia de entrega da Comenda AdInatel – Associação dos Diplomados do Inatel. A cerimônia, realizada pelo segundo ano no maior evento de tecnologia da América Latina, homenageia ex-alunos e também personalidades de destaque no cenário tecnológico. “Estamos empenhados em promover e celebrar as realizações notáveis de nossos membros contribuindo para o avanço da engenharia e da tecnologia no Brasil” disse o presidente da AdInatel, o engenheiro Marcius Vitale.
O engenheiro inatelino Ivan de Souza Monteiro recebeu a Comenda AdInatel destaque Nacional. Ivan é presidente da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. Após receber a Comenda das mãos do também inatelino e Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, Ivan relembrou grandes momentos vividos no Inatel e em Santa Rita do Sapucaí e da importância da formação profissional recebida no Instituto. “Sem a base a trajetória de sucesso não acontece. Quem me deu a base, primeiro, foi minha família, e depois o Inatel. Todo o aprendizado que tive me fizeram ser vice-presidente de Finanças do Banco do Brasil, depois diretor financeiro da Petrobras, presidente da Petrobras e agora presidente da Eletrobras. Isso só foi possível depois de 40 anos de carreira, de muito estudo e muita dedicação, sem isso nada acontece. O Inatel é o maior exemplo de estudo, competência, desenvolvimento e o que eu puder fazer entre a Eletrobras e o Centro de Pesquisa eu farei. É uma honra receber essa Comenda”.
O inatelino Fernando Garcia Pina, CTO da TSDA, recebeu a comenda e também o troféu AdInatel Destaque Inovação, destinado a empresas que tiveram origem na Incubadora do Inatel e que são inspiração para estudantes e ex-alunos da instituição. No mercado de radiodifusão, a TSDA atua em soluções de monitoramento remoto para o setor, inclusive participando na monitoração do maior projeto de TV Digital em infraestrutura “compartilhada” do mundo – o Programa Digitaliza Brasil.
A Comenda AdInatel – destaque educação, foi entregue ao professor Antônio Marcos Alberti, que é docente do Inatel há 19 anos e coordena o Information and Communications Technologies ICT Lab. Autor de mais de 120 artigos científicos, o especialista lidera a pesquisa do Nova Genesis, arquitetura convergente de informação que pode ser vista como uma alternativa a Internet atual. Recentemente, lançou o livro “Novos Renascimentos: Impactos da Tecnologia na Transformação Completa da Sociedade”. “Eu aprendi muito nesses quase 20 anos de Inatel. Dando aulas e fazendo pesquisa que eu fui aprendendo. Fui agraciado com a chance de fazer um pós-doutorado na Coreia do Sul. Eu tenho muito a agradecer e espero continuar contribuindo”, disse Alberti na cerimônia.
A engenheira inatelina Mathê Vilela, da turma de 1978, recebeu a Comenda AdInatel destaque Gestão Empresarial. Mathê foi diretora de grandes empresas do setor de serviços, tais como: Sem Parar, Oi, Promon, Grupo Abril. É proprietária e administra a Cachaçaria Vilela & Vilela, de Monte Sião, e tem se dedicado a causas sociais como o Conselho do Infra Women Brazil – que tem como objetivo promover e incentivar a presença de mulheres no setor de Infraestrutura. “Minha turma faz agora 45 anos de formado e continuamos juntos. Conhecemos grande parte do Brasil, porque formamos na época em que os engenheiros foram para as empresas de telecom de todo o país. Sendo mulher, fui de uma turma que éramos poucas mulheres, desbravamos algumas coisas, mas estamos aqui. Conseguimos com a competência que o Inatel trouxe pra gente”, relembrou Mathê.
A Comenda destaque mulher inatelina foi para a engenheira Flávia Letícia Labre Tavares, da turma de 2002. Uma das mentoras do grupo inatelinas, Flávia trabalha atualmente da ICO Consultoria, como verificadora independente de contratos de PPPs e Concessões do Projeto Infovia Digital, no Mato Grosso do Sul. “A gente vai para vários lugares, mas sempre devemos nos lembrar de quem nos acolheu. Estou muito emcionada e sou grata por esse reconhecimento", disse.
A Comenda Amigo da AdInatel foi entregue ao engenheiro eletricista Hermano do Amaral Pinto Junior, Diretor Geral do Núcleo de Infraestrutura e Tecnologia para o Brasil no grupo britânico INFORMA, realizador do Futurecom, conselheiro de empresas e Diretor de Tecnologia na ABESPREST e Diretor da Divisão de Telecomunicações da FIESP. "Eu sempre estive em contato com pessoas do Inatel e sempre respeitei muito os trabalhos que fazemos em conjunto ao longo da história. O Inatel é o motor da transformação, mostra que academia com empreendedorismo é muito importante para o progresso do Brasil".
A Comenda Destaque Jornalismo foi para a jornalista Miriam Aquino, que há mais de 30 anos atua nos segmentos de economia, TICs e telecomunicações, e diretora da Momento Editorial. "O grande aprendizado dessa trajetória como jornalista é falar com vocês que pensam o Brasil. Pra mim, esse setor é o que mais contribui com o Brasl, vocês são aqueles que oferecem oportunidade de ser um país mais inclusivo", afirmou Miriam.
O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, afirmou que “o grande ‘tesouro’ da instituição são os alunos, que transformaram e continuam transformando o mercado de tecnologia brasileira”.
Confira as foto dos homenageados