Bullying nas escolas é tema do Rito de Entrada para os alunos do segundo semestre do Inatel

As aulas do segundo semestre do ano letivo do Inatel tiveram início no dia 29 de julho e para recepcionar os novos alunos ingressantes nos cursos de engenharias e tecnologias o Instituto preparou diversas atividades com o tema "Bullying na Escola" para realizar a integração entre os alunos e com a rotina acadêmica.
inatel-rito-de-entrada-01-ago-2013-1
O Rito de Entrada para os alunos de Engenharia foi iniciado pelo diretor do Inatel, professor Marcelo Marques de Oliveira, que deu às boas vindas, apresentou o Inatel, o funcionamento da Instituição e os coordenadores dos cursos. Após a cerimônia, foram entregues kits aos alunos e o evento foi encerrado com a apresentação da Contadora de Histórias Carmelina Toledo Piza que apresentou fábulas sobre Bullying.

Na terça-feira, dia trinta de julho, a integração na parte da manhã foi realizada nas dependências esportivas do Inatel, aproximando os calouros através do esporte e o treinamento dos "contadores de história". No período da tarde foi apresentado o campus e o dia foi finalizado com uma palestra que mostrou de maneira interativa e educativa os malefícios do Bullying. Nos outros dias os alunos conheceram o modelo educacional aplicado no Inatel e de maneira aprofundada os cursos de engenharia.

A atividade que iniciou o penúltimo dia do rito envolveu escolas do ensino fundamental de Santa Rita do Sapucaí , parceiras do Projeto C@sa Viva e APAE. Os calouros foram às escolas reproduzir as fábulas ensaiadas durante a semana para envolver as crianças na atividade apresentando o tema bullying.

Com a apresentação dos trabalhos da Sefitel 2013 foram encerradas as atividades do Rito de Entrada.

Para a orientadora educacional, Elza Maria Corrêa, o Rito de Entrada do Inatel dá inicio a junção entre o projeto pedagógico e os eixos temáticos das atividades complementares curriculares. "A cada ano um tema que possibilite o exercício dessas atitudes. Nesse semestre trouxemos o tema Bullying que está na mídia a todo o momento e traz sofrimento aquele que é agredido. Assim, os alunos não só tiveram a oportunidade de conhecer como ele se dá e como se proteger dele como de levar às escolas esse conhecimento."

Tecnólogos

Os alunos da Tecnologia foram recepcionados pela direção do Inatel, pelos coordenadores e conheceram o campus através de monitores indicados pelos coordenadores.

Confraternizando com os colegas da Engenharia, na terça-feira, dia trinta de julho, os alunos assistiram a uma Palestra dramatizada Bullying "Não quero ir para escola" com João Pedro Roriz e elenco.

Na quarta-feira, dia trinta e um de julho, ocorreu a integração com dinâmicas com o intuito de promover a apresentação mútua dos alunos, o que facilita o relacionamento das turmas. Finalizando o Rito, no dia primeiro de agosto com o a apresentação do portal do aluno.