Café Empresarial e graduação de empresas comemoram 30 anos da Incubadora do Inatel

inatel-cafe-empresarial-nemp-jun-2012-11No Café Empresarial 2012 representantes do Inatel mostraram as conquistas da Incubadora do Instituto e os empresários graduados e incubados discutiram possíveis parcerias

"Um dia muito feliz". Assim o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques definiu a data 21 de junho, que comemorou os 30 anos da Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel. O dia começou cedo com a 5ª edição do Café Empresarial. No evento, as empresas que começaram na Incubadora tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos de sete empreendimentos incubados, trocarem experiências de mercado e discutir possíveis parcerias.

Durante a programação, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, o fundador do Núcleo de Empreendedorismo, professor Mário Augusto de Souza Nunes e o coordenador do Núcleo de Empreendorismo (NEmp), professor Rogério Abranches da Silva, contaram um pouco da trajetória de sucesso da Incubadora do Instituto. Para reafirmar as conquistas do processo de incubação do Inatel, o gestor de negócios, Luiz Carlos Dionísio, apresentou os resultados da pesquisa "Evolução das Empresas Graduadas da Incubadora do Inatel".

inatel-cafe-empresarial-nemp-jun-2012-65No período noturno, em parceria com a Incubadora Municipal (Prointec), o Inatel promoveu a cerimônia de graduação de empresas incubadas. Na ocasião, dois empreendimentos incubados no Instituto e quatro instituições da Prointec receberam o certificado de graduação. Três empresas do programa de pré-incubação do Inatel também foram graduadas no evento.

Empresários das empresas graduadas

inatel-graduaca-de-empresas-jun-2012-73O coordenador do Núcleo de Empreendorismo, Rogério Abranches, destacou diversos resultados positivos da Incubadora do Inatel, entre eles, um levantamento divulgado pelo portal UOL que aponta a Incubadora do Instituto e a Prointec entre as 18 principais do país. A escolha foi feita entre as 384 Incubadoras do Brasil.

Abranches ressaltou também que as seis empresas graduadas no evento geram 40 empregos diretos. Outro dado indicado por ele foi que, entre 2010 e 2011, apenas nos Estados Unidos, foram investidos 20 bilhões de dólares em 60 mil empresas nascentes. "Esses dados confirmam que a incubadora é uma plataforma estratégica e operacional de desenvolvimento econômico e social de uma região, e o quanto acreditam no desenvolvimento do país a partir de novas empresas", afirmou.

Coordenador do NEmp, Rogério Abranches, comenta as conquistas da Incubadora do Inatel durante cerimônia de graduação de empresas De acordo com o ex-aluno do Inatel Marcelo Henrique Vieira sócio proprietário da empresa Lifetec do Brasil, uma das graduadas da Incubadora do Instituto, a incubação foi um processo fundamental para o desenvolvimento da empresa. "Na Incubadora conseguimos entender os riscos que a empresa poderia ter e colocamos no plano de negócios as estratégias de crescimento do empreendimento", contou Marcelo.

Pela segunda vez, o evento de graduação de empresas ocorreu em parceria com a Incubadora Municipal de Empresas. Carlos Tenório, ex-aluno do Inatel e diretor geral da empresa Sairox, uma das graduadas pela Prointec, comentou que a integração entre as Incubadoras contribui para o desenvolvimento do Vale da Eletrônica. "A interação entre Incubadoras, Sindvel e SEBRAE faz com que as empresas de Santa Rita do Sapucaí sejam um sucesso no mercado brasileiro", disse.