Com a chegada do 5G, o OpenRAN (Open Radio Access Networks) surge como um novo paradigma para a implantação da rede de acesso da nova geração das comunicações móveis. O conceito defende o desenvolvimento de hardware, software e interfaces abertas para permitir maior flexibilidade nas redes de acesso celulares.
Esse novo paradigma promete trazer uma série de benefícios para as operadoras, como redução de custos com equipamentos, mais abertura para criação de novos serviços e soluções, além de aumentar o número de fabricantes dessa tecnologia para o setor. O movimento que intercede pelo OpenRAN no mundo tem sido incentivado por algumas iniciativas, como o O-RAN Aliance e o Telecom Infra Project (TIP). Esse último é liderado pelo Facebook e conta com a participação de importantes empresas do setor de Telecom como Intel, Nokia, SK Telecom, TIM e, inclusive, o Inatel.
Alinhado a esse movimento global e ciente da importância desse novo paradigma, o Centro de Segurança Cibernética – CxSC, juntamente com o Centro de Referência em Radiocumincações – CRR, lançam na próxima quinta-feira, 9 de dezembro, o White Paper “Open RAN: A conexão do futuro”. O trabalho tem como objetivo apresentar de forma condensada os principais resultados já publicados sobre o OpenRAN e fazer um paralelo entre suas vantagens e desvantagens, comparando-o às redes tradicionais baseadas em soluções proprietárias.
Voltado para especialistas que atuam na área de Tecnologia da Informação e Comunicações, gestores do setor de Telecomunicações e pesquisadores dessas áreas, o documento foi escrito por professores de renome no meio científico e por pesquisadores envolvidos nas pesquisas sobre 5G e Cibersegurança da instituição.
O lançamento acontece às 17h, no canal Inatel Tecnologias no YouTube. O evento vai contar com a participação do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, José Gontijo; e de representantes da Anatel, Algar, Huawei, SIKUR, Infinite IT Consulting, além do diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins e o coordenador adjunto do Centro de Segurança Cibernética do Inatel, professor Guilherme Aquino.
Após o lançamento o documento estará disponível no site do CxSC.
Lançamento do White Paper “Open RAN: A conexão do futuro”
Autores:
Prof. José Marcos Camara Brito
Prof. Antônio Marcos Alberti
Prof. Felipe Augusto Pereira de Figueiredo
Prof. Guilherme Pedro Aquino
Profa. Daniely Gomes Silva
Esp. Francisco de Assis Silva do Carmo
Data: 09/12/2021
Às 17h