Ciclista que venceu a tetraplegia conta sua história de superação na Aula Magna dos cursos de graduação

A Aula Magna dos cursos de graduação deste semestre, realizada no dia 8 de agosto, foi marcada por histórias de superação. O palestrante convidado, José Ilson Pereira Júnior, emocionou a todos ao contar sua trajetória de resiliência e reinvenção da vida. O mineiro, da cidade de Cambuí, foi atleta de alto rendimento por 12 anos, conquistando 40 vitórias e 11 títulos a nível nacional e viu sua carreira de ascensão ruir após um acidente ocorrido em 2016 que o deixou tetraplégico.

inatel aula magna jovens talentos redDepois de duas cirurgias e muitos dias na UTI, José Ilson surpreendeu os médicos com sua recuperação e não só voltou a andar, como retomou sua paixão, o ciclismo. A mensagem de motivação que ele deixou aos alunos foi que “saber exatamente aonde você quer chegar, qual o seu propósito e nunca duvidar disso, é extremamente importante para uma caminhada de sucesso”.

A palestra marcou também a abertura da Semana da Engenharia Biomédica da instituição que promoveu diversas atividades sobre temas ligados a área e, este ano, teve bastante enfoque nas tecnologias voltadas para pessoas com deficiência, por conta das comemorações dos 10 anos do e-Health Innovation Center, ambiente destinado ao desenvolvimento de tecnologias para saúde.

Reconhecimento aos alunos

Aula Magna dos cursos de graduação - Agosto 2022Após a palestra, houve a nomeação dos alunos que mais se destacaram no primeiro semestre de 2022 contemplados com os certificados de excelência de desempenho acadêmico. Participaram desde momento o diretor, professor Carlos Nazareth Motta Marins, o vice-diretor e pró-diretor de graduação, professor Guilherme Marcondes e os coordenadores dos cursos de graduação da instituição. Ao todo, 56 alunos foram homenageados.

Também foram nomeados na cerimônia, os alunos escolhidos para integrarem o Programa Jovens Talentos, que contempla os alunos com melhor rendimento no último semestre com uma bolsa de estudos, além de tutoria para o desenvolvimento de diversas atividades de formação avançada até o final do curso. Os selecionados foram Gabriel Mendonça Gonçalves, aluno do curso de Engenharia Elétrica, e Matheus Ferreira Silva, alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações (foto).

É aqui que encontramos mais uma história de superação. Para Gabriel Gonçalves, ter sido escolhido para participar do Programa além de ser um prestígio, é a confirmação e o resultado de uma mudança de vida. “Hoje eu sou monitor, tenho um ótimo desempenho acadêmico, mas minha vida era muito diferente disso... Eu era um cara que nunca estudava, que não tinha disciplina nenhuma, raramente colocava a mão em livro. Até que eu tive uma transformação de vida muito grande, principalmente em termos espirituais. Eu até brinco dizendo que Jesus está vivo, porque transformou minha vida”, comenta o aluno.

Segundo ele, a expectativa agora é aproveitar ao máximo o programa e ajudar mais pessoas, seja pela monitoria ou outros projetos. “Ter sido escolhido como Jovem Talento por uma faculdade que é já reconhecida no mercado de trabalho, é um privilégio muito grande e um diferencial muito grande no meu currículo. Com certeza, toda a minha formação será impactada por isso”, conclui.

Confira as fotos da Aula Magna: