Codar, criar e competir: maratonas do Inatel desafiam estudantes a irem além da teoria

Por 36 horas ininterruptas, grupos se entregaram à criação de jogos eletrônicos. Em paralelo, em apenas quatro horas, equipes se esforçaram para resolver os mais complexos desafios de programação. Entre códigos, criatividade e muito raciocínio lógico, as maratonas promovidas pelo Inatel deixaram aprendizados que vão muito além da competição.

Realizados entre os dias 16 e 18 de maio, os eventos integram a programação da Semana das Engenharias de Computação e Software e reúnem anualmente dezenas de estudantes em experiências intensas de desenvolvimento técnico e pessoal.

CompSoft reúne estudantes e especialistas do mercado de tecnologia.

A lógica dos balões: a Maratona de Programação

Na sexta-feira (16), a Maratona de Programação desafiou 90 estudantes a resolverem o máximo de problemas computacionais no tempo limite de quatro horas. A dinâmica é simples, mas exige conhecimento, estratégia e trabalho em equipe: cada problema resolvido rende um balão colorido, com a cor correspondente à questão superada.

A vitória foi do time Code Geass, que conquistou 7 balões em 647 minutos de resolução acumulada. Em segundo lugar ficou o grupo Sapo Cego, com 5 balões em 418 minutos, seguido pelos Galos Galantes, também com 5 balões, porém em 445 minutos.

36 horas, uma temática e infinitas possibilidades

Já no fim de semana, nos dias 17 e 18, o clima foi de imersão na criatividade com a quinta edição da Coding, Pizza & Glory (CPG) – a maior Game Jam Indoor de Minas Gerais. Foram 110 participantes reunidos para criar jogos inéditos a partir do tema surpresa “Daqui pra frente, só pra trás”.

CPG resultou em 25 games com temática “Daqui pra frente, só pra trás”.

Ao longo de 36 horas, o que se viu foram ideias tomando forma, códigos virando realidade e mundos sendo criados dentro das telas. No total, 25 games foram submetidos e avaliados por mentores técnicos. O evento também contou com votação popular, que reconheceu o envolvimento e o apelo criativo dos projetos. Os vencedores da edição foram:

  • 1º lugar: Peace is not an option, criado por Adrielle Morais, Gualter Machado Mesquita, Isabela Rezende e Henrique Iemini;
  • 2º lugar: A vida não é um morango, de Lídia Carolina de Andrade Rosa, Fernando Barbosa Mota Junior, Marcelo Vilela e Felipe Henrique Conrado;
  • 3º lugar: Rogue Knight, de Marcelo Kian Abate Dantas.

Para o professor Renzo Mesquita, coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e de Engenharia de Software do Inatel, a CPG é uma vitrine de talentos e um laboratório de competências essenciais. “Criar games é uma atividade democrática, e cada edição da CPG reforça como a criatividade pode superar barreiras técnicas”, destaca.

As maratonas representam o que há de mais atual na formação em tecnologia: o aprendizado prático, o protagonismo estudantil e a valorização da experimentação. Ao promover esses eventos, o Inatel reafirma seu compromisso com a preparação de profissionais capazes de inovar, colaborar e transformar.