O torneio FLL é uma competição de robótica que conta com a participação de equipes representando escolas ou municípios em que os integrantes têm idades entre 10 e 15 anos. Realizado a mais de 11 anos em todo o mundo, o campeonato tem como objetivo fazer com que os participantes atuem como protagonistas na solução de problemas da sociedade.
Dentre os programas desenvolvidos no FLL está o Lego Líder, programa extracurricular que utiliza a robótica educacional para desenvolver liderança e empreendedorismo entre os jovens. Durante os encontros preparatórios para a competição estadual, os participantes têm o desafio de construir e programar robôs para solucionar as missões robóticas, colocando em prática todas as suas habilidades e competências desenvolvidas.
CP2eJr e AMEducação
A iniciativa da realização da etapa mineira do "FIRST Lego League" partiu da empresa AMEducação, operadora da Zoom Education for Life, representante da Lego Educacional no Brasil. No Inatel, a organização do evento conta com a CP2eJr - Empresa Júnior do Inatel que é formada exclusivamente por alunos dos cursos de graduação da instituição e que tem como objetivo social de difundir o empreendedorismo de forma inovadora a toda a sua comunidade acadêmica.
Nos dias 27 e 28 de março, no Inatel, aconteceu a 1ª. Capacitação Nacional de Mentores para o FLL - "FIRST Lego League", quando 35 alunos selecionado pela CP2eJr foram treinados para serem os monitores das equipes inscritas na competição de robótica. A capacitação contou com a presença do diretor da FIRST Brasil, eng. Arnaldo Ortiz, seus colaboradores e diretores da AMEducação, Rosa Maria Costa e Nilton Sergio Joaquim.
Para o torneio a ser realizado em agosto estão sendo esperados 50 times formados por estudantes com idades entre de 10 a 15 anos, de quaisquer redes, municipal, estadual ou privada. Uma vez inscritos, os times receberão quinzenalmente, no período de maio a julho, a capacitação oferecida pela CP2eJr e por alunos do Inatel. As equipes vencedoras participarão do evento nacional, disputando vagas para competição mundial.
Para o diretor presidente da Empresa Júnior, João Antonio Alves Prado, os objetivos finais desse torneio se confundem com a missão e visão da CP2eJr que é de proporcionar um ambiente onde jovens se reúnem para projetar e partilhar os seus conhecimentos e idéias, despertando o entusiasmo pela descoberta, a tecnologia e o empreendedorismo. "O fato de esta edição ser a primeira em Minas Gerais torna a CP2eJr ainda mais consciente do seu papel no evento. É com grande satisfação que apresento aos membros da empresa e a toda a comunidade acadêmica do Inatel este projeto ímpar em sua importância", enfatiza.
Na opinião do diretor de Marketing da CP2eJr, Suílen Magalhães, a competição se faz tão importante aos alunos do Inatel quanto para os reais competidores oriundos de diversas localidades do Estado. "Devida às características do torneio também se faz necessária a participação de estudantes interessados que tenham afinidade com outras áreas além da tecnologia. Dessa forma a equipe da CP2eJr inclusa na organização do evento e capacitada em marketing, logística, gerenciamento, administração e relacionamento interpessoal está difundindo tais conceitos e práticas junto a comunidade acadêmica que é responsável pelo monitoramento dos adolescentes competidores do evento. Tudo de modo que os estudantes de engenharia tornem-se realizadores dos sonhos dos jovens do projeto, tornem-se seus "heróis" como diria o inventor, cientista e co-fundador da FIRST Dean Kamen", conclui.
O que é a FIRST
A FLL - "FIRST Lego League" foi criada pela Fundação FIRST ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology") com a ajuda do LEGO Group, e é uma ONG internacional sem fins lucrativos com a finalidade divulgar, inspirar e celebrar a ciência e a tecnologia entre os jovens, utilizando contextos do mundo real. A cada ano o programa baseia-se num tema diferente, relacionado com as ciências e a comunidade internacional. Assim, cada desafio dentro da competição é ligado a esse tema.