Começa mais um semestre letivo no Inatel

inatel-rito-de-entrada-06-02-2012-2Novas turmas devem produzir vídeos sobre sustentabilidade

Teve início no dia 6 de fevereiro mais um semestre letivo no Inatel. Além de conhecerem a infraestrutura e os cursos do Instituto, os calouros participam de uma série de atividades durante esta semana – as ações fazem parte do Rito de Entrada.

Para iniciar as atividades, os ingressantes foram recebidos no Auditório Aureliano Chaves pelo diretor do Instituto, professor Marcelo de Oliveira Marques, que apresentou os diversos setores e trabalhos desenvolvidos pelo Inatel e destacou o importante papel da instituição no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação à favor da sociedade. "O Inatel tem trabalhado no desenvolvimento da nossa cidade, região e país. Vocês alunos, dentro de cinco anos serão a prova mais concreta dessa contribuição, pois teremos engenheiros competentes para atuar no mercado de trabalho", disse.

A principal atividade do Rito de Entrada, pela segunda vez é o Curta Celular. Divididos em equipes, os calouros devem produzir um filme temático com cerca de três minutos, por meio de celular ou câmera digital, o tema este semestre é sustentabilidade. Para auxiliar na produção, os estudantes assistiram a um documentário que demonstra a importância da preservação dos recursos naturais do planeta.

Na segunda-feira, dia 13, as produções do Curta Celular serão expostas para jurados, que escolherão três vídeos para serem exibidos noTeatro Inatel, a partir das 19h30, antes da apresentação da peça After Darwin. O espetáculo conta a história do naturalista inglês, Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução.

Além de atividades culturais, durante esta semana os calouros também participam de práticas esportivas e pedagógicas sob orientação da Pró-Diretoria de Graduação e do Núcleo de Orientação Educacional (NOE), com apoio da Empresa Junior do Inatel.

CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Com o início do semestre letivo no Inatel começou também o novo curso do Instituto: Engenharia de Controle e Automação. O Inatel lançou o curso este ano com o objetivo de atender às crescentes demandas do mercado e a resposta foi positiva, com alunos interessados e empolgados para o início das aulas.

É o caso da aluna Monique Fleming Costa Paduan, que em conversa com professores do Inatel e com profissionais do mercado, percebeu que a área que sempre imaginou trabalhar era Controle e Automação. "Com a orientação de profissionais do mercado conclui que no futuro quero trabalhar com automação. Espero que no Inatel eu possa conquistar meus objetivos e conseguir concretizar meus projetos na área", relata.

O aluno Bruno Silva Monte conta que escolheu Engenharia de Controle e Automação por já trabalhar na área e por já ter feito um curso técnico com o mesmo foco. "Acho que automação é uma área inovadora, uma área que tem bastante oportunidade e espaço no mercado de trabalho. A expectativa é boa, eu conheço os professores que formularam o curso e com certeza vai dar tudo certo", comenta.

Clique aqui e veja mais fotos da semana de integração