O ano letivo para os alunos do novo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações do Inatel começou na última quarta-feira, dia 25 de janeiro. O calendário foi antecipado para esta turma por conta das normas do Ministério da Educação (MEC), que prevê que um novo curso deve ser iniciado um ano após a aprovação do MEC.
Os alunos foram recebidos pelo diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, pelo pró-diretor de Graduação e Extensão Comunitária, professor Wander Wilson Chaves, e pelo coordenador do curso, Edson Josias Gimenez. Aos universitários foi apresentada toda a estrutura que o Inatel oferece na formação profissional e pessoal de seus estudantes.
FOTO: Parte da turma do novo curso de Gestão em Telecomunicações com o diretor do Inatel, prof. Marcelo Marques
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações tem duração de três anos, com aulas no período noturno. Jéssica Pereira Ribeiro vem todos os dias de Itajubá em busca da graduação. "Trabalho com vendas e gosto de Telecomunicações. O curso irá me ajudar a crescer profissionalmente", disse.
O diretor do Inatel falou aos alunos sobre a importância do curso, criado para atender a demanda de mercado. "As empresas de base tecnológica precisam de profissionais com o perfil que este curso oferece; formação técnica e administrativa. O profissional formado em Gestão de Telecomunicações poderá entender e acompanhar todo o processo de uma empresa de tecnologia", disse o professor Marcelo Marques.
Durante a próxima semana os alunos continuam a ser integrados ao instituto, com a participação do núcleo de orientação pedagógica do Instituto e profissionais da área de negócios e de pesquisa. O técnico Sebastião Salviano voltou para a sala de aula dez anos depois de fazer o curso na ETE. "Trabalho com Telecom desde 2003 e o curso de Gestão em Telecomunicações do Inatel vai de encontro a tudo o que eu queria. Quero consolidar minha carreira e já penso em fazer pós-graduação quando terminar o curso."
VESTIBULAR DE VERÃO
Os interessados em estudar no Inatel podem participar do Vestibular de Verão, que será realizado no dia 4 de fevereiro. Há vagas remanescentes para o primeiro semestre e também para quem quer garantir a vaga no segundo semestre. Os candidatos devem fazer a inscrição até 3 de fevereiro, no site www.inatel.br/vestibular. A taxa é de R$ 30,00.
O Inatel oferece sete cursos de graduação: Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações. Os cursos de engenharia são em período integral, com cinco anos de duração, os de tecnologia são noturnos, com duração de três anos.
Os aprovados que fizerem a opção de começar o curso no segundo semestre podem participar do Programa de Iniciação à Engenharia, chamado de PZero. Gratuito e com duração de três meses, o PZero oferece aos alunos aprovados, que começarão o curso em agosto, várias atividades já no primeiro semestre, entre elas, aulas de ciências básicas, oficinas técnicas, de empreendedorismo e comportamental, além de visitas à empresas de diversas cidades. Esta é uma maneira de aproveitar o período que o estudante ficaria ocioso para integrá-lo à rotina acadêmica, conhecer a instituição e a formação oferecida pelo Inatel. A participação no Programa de Iniciação à Engenharia é opcional aos aprovados no Vestibular de Verão de todos os cursos do Inatel. Outras informações pelo e-mail vestibular@inatel.br ou através do telefone (35) 3471-9345.