O primeiro módulo do curso é sobre Rede de Dados (HCDA) e oferecido apenas a uma turma piloto formada por 12 alunos do Inatel. Em julho, o Instituto abre inscrições para todos que desejarem realizar o treinamento, que tem duração de 60 horas. Em breve o Inatel também oferecerá o curso de HCNA-LTE, sobre a quarta geração de telefonia celular, ou 4G. Após concluírem a capacitação, os alunos devem realizar uma prova on-line para obterem a certificação HANA.
De acordo com o gerente de produto da Huawei, Gustavo Henrique de Almeida Gonçalves, o Inatel é um parceiro importante para a Huawei por ser uma das principais instituições brasileiras que formam profissionais para atuarem no mercado de tecnologia. "Os cursos de certificação são uma estratégia da Huawei para fomentar o mercado com profissionais qualificados para atuarem com equipamentos da empresa. O objetivo é expandir a capacitação de profissionais no Brasil, esse é o primeiro curso no país e o Inatel é o principal parceiro da empresa neste processo", disse.
Para o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, o início do curso preparatório para certificação HANA marca uma conquista importante para o Inatel e principalmente para os alunos e profissionais que participarão do curso. "Mais uma vez o Inatel sai na frente e se destaca ao oferecer dentro de seus laboratórios e, neste primeiro momento, aos seus alunos de graduação a possibilidade de se prepararem para uma certificação profissional reconhecida em todo o mundo e de uma das principais indústrias do setor de TIC", comenta.