Alunos da Cas@Viva irão recolher lixo eletrônico da comunidade
Os alunos e monitores da Cas@Viva, projeto social mantido pelo Inatel, já estão envolvidos nos preparativos de mais uma Passeata Ecológica, que será realizada no dia 25 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí.
A passeata tem o objetivo de despertar a população sobre a importância de dar o destino correto ao lixo eletrônico. Por isso, os alunos vão recolher materiais descartados pela comunidade, como CPU, monitores, celulares, impressoras e dar o destino correto a eles, enviando às empresas que fazem a reciclagem dentro dos requisitos legais.
A coleta será feita das 9h30 às 15h, na praça Santa Rita, e qualquer pessoa poderá entregar o lixo eletrônico que tiver em casa (menos geladeiras e lâmpadas fluorescentes). Em troca, quem participar da ação receberá uma sacola ecológica personalizada.
Este é a quarta edição do Dia da Responsabilidade Social do Inatel cas@viva, que também promove um concurso de poesia e desenho com o tema da passeata para os alunos integrantes do projeto. Os detalhes do concurso já foram apresentados aos jovens no auditório do Inatel pelas professoras Débora Costanti Justino Ribeiro e Rosimara Beatriz Arci Salgado.
Débora explicou aos alunos os problemas causados pela destinação incorreta de materiais eletrônicos e como a reciclagem pode ajudar neste controle. "Um monitor leva cerca de 300 anos para desaparecer na natureza e quase tudo nele pode ser reutilizado. O vidro, por exemplo, pode ser utilizando como matéria-prima para a fabricação de piso e azulejo. Por isso, é importante difundir os 3R's - Redução, Reutilização e Reciclagem".