Congresso de Iniciação Científica no Inatel vai receber universitários de todo o país

Entre os dias 2 e 4 de maio, será realizada a 28ª edição do Congresso de Iniciação Científica do Inatel – Incitel. A expectativa é que mais de 100 estudantes de universidades de todo o país, como a PUC Poços, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Federal do Pará, entre outras, participem do evento.

O Congresso vai contar com 15 sessões técnicas, em que serão apresentados 65 artigos nas áreas de Telecomunicações, Redes, Computação, Automação, Biomédica e Gestão, além de minicursos sobre temas ligados às áreas de estudos da instituição. O destaque este ano são as sessões de Ferramentas de Ensino, na qual os estudantes irão apresentar projetos de tecnologias voltadas para a educação, que facilitem o aprendizado de disciplinas como Cálculo, Algoritmos, Funções trigonométricas e Integrais.

Todas as apresentações são referentes a trabalhos de caráter científico desenvolvidos pelos estudantes no ano de 2015 e que estão sendo concluídos este ano. "É uma responsabilidade muito grande que temos, junto à FAPEMIG (Fundação de Amparo e Pesquisa de Minas Gerais), de finalizar estes projetos com a ocorrência deste congresso, em que os bolsistas apresentam o produto final de sua pesquisa", comenta a coordenadora desta edição, professora Rosanna Mara Rocha Silveira.

inatel-incitel-jan-2016Segundo ela, participar de uma atividade de Iniciação Científica é muito importante para os acadêmicos, pois permite que eles cresçam não só profissionalmente, como também pessoalmente. "Além de despertar o interesse pela carreira de pesquisador e incentivar os alunos a darem sequência aos estudos por meio do mestrado e doutorado, a IC proporciona a eles melhorar a escrita, aprender as normas e etapas de uma pesquisa e, principalmente, trabalhar em equipe. Por isso, é uma atividade muito válida para qualquer universitário", complementa Rosanna.

Os estudantes que quiserem participar como ouvintes no Congresso têm até sexta-feira para se inscrever no site www.inatel.br/incitel. Alunos do Inatel são isentos da taxa de inscrição. Para estudantes de outras universidades é cobrada a taxa de 110 reais. Informações pelo e-mail incitel@inatel.br.