A Finatel – Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações - firmou contrato com o Urunet Mercosur On Line para oferecer as empresas incubadas e graduadas da Incubadora do Inatel os serviços de consultas de dados de empresas exportadoras e importadoras. O objetivo dessa parceria é proporcionar as empresas ligadas ao Inatel um melhor conhecimento do mercado exterior e, com isso, contribuir para o processo de tomada de decisões comerciais neste mercado altamente competitivo.
O Urunet fornece dados on-line, subministrados pelas alfândegas de cada país, sendo eles: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador, México, Honduras, Costa Rica, Venezuela, Panamá, além da Espanha e China.
FOTO: O diretor da empresa KeyMax, Tiago Soares, testou e aprovou a nova ferramenta
Segundo Luiz Carlos Dionísio, gestor de negócios da Incubadora do Inatel, é extremamente relevante para as empresas incubadas e graduadas terem informações estratégicas do processo de importação e exportação. "O acesso a esses dados possibilitarão aos empreendedores terem maior conhecimento dos mercados da América Latina. Isso impactará positivamente em seus negócios para definição das melhores estratégias, visando aumentar a competitividade de suas empresas em novos nichos mercadológicos", disse.
Os serviços oferecidos são: avaliações dos países a respeito das empresas importadoras e exportadoras, produtos, tarifas de importação, país de origem e país de destino das mercadorias, modelo, quantidade e preços, informações alfandegárias, valor de CIF/FOB da operação, regime, sub-regime, exonerações, tipo de câmbio, data de despacho e convênios com a Associação Latino-Americana de Integração –ALADI. Tiago Soares, diretor de tecnologia da empresa KeyMax, incubada no Inatel, utilizou a ferramenta. "O Urunet é uma ferramenta muito importante onde encontramos informações estratégicas referentes ao processo de importação e exportação, isso facilita a colocação dos nossos produtos e serviços em novos mercados e possibilita o contato com fornecedores de insumos e serviços de outros países."
A plataforma de acesso estará disponível na Incubadora apenas para empresas incubadas ou graduadas, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.