“Corpo e reflexo da alma” foi o tema do Rito de Entrada do Inatel

Inatel-RitodeEntrada-Fev 514O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, deu as boas vindas aos estudantes.Para recepcionar os mais de quatrocentos novos alunos dos cursos de Engenharia e Tecnologia, o Inatel realizou na semana do dia 3 de fevereiro o Rito de Entrada. A atividade teve como objetivo o acolhimento dos alunos ingressantes, com o intuito de facilitar o relacionamento entre eles para que se integrem mais rapidamente e possam perceber as mudanças significativas que os esperam na vida universitária.

Abrindo as atividades da semana, na segunda-feira, 3, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, deu as boas vindas aos estudantes e apresentou os coordenadores dos cursos, a instituição e seu funcionamento, como também a rotina acadêmica.

Os alunos ficaram responsáveis pela dramatização dos textos do livro “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”Com a temática "Corpo e reflexo da alma", foi realizado com os alunos um estudo do livro "Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", conduzido pelo ator Janilton Prado. O livro retrata um conjunto de cartas de um calouro, o Gervásio, dirigidas ao seu Umbigo. Nestes textos, o autor discorre e reflete sobre algumas das suas experiências na Universidade, acentuando o papel das estratégias e dos processos de auto-regulação na sua aprendizagem. Nesse projeto, que pretende preparar os alunos para enfrentar suas tarefas de aprendizagem com maior qualidade e profundidade, os alunos ficaram responsáveis pela dramatização dos textos.

Inatel-RitodeEntrada-Fev 260Outra atividade realizada foi a "Música do círculo", conduzida pelos músicos Zuza Gonçalves e Ronaldo dos Santos. O exercício despertou nos participantes a escuta interna, conectando ao seu corpo, sua musicalidade, suas potencialidades e dificuldades. Atividades esportivas e apresentações sobre os cursos e suas disciplinas também foram realizadas durante a semana.

A atividade “Música do círculo” foi conduzida pelos músicos Zuza Gonçalves e Ronaldo dos Santos.Jéssica Camila de Souza, caloura do curso de Engenharia da Computação, enfatizou a ajuda do Rito na interação dos alunos. "Participar do Rito de Entrada foi muito bom, pois nos ajudou a perder um pouco a vergonha, interagir, conhecer novas pessoas e ir se acostumando com o ritmo da faculdade. Quando saímos do Ensino Médio, os amigos vão cada um para um lado e chegando aqui vamos construindo novos laços de amizade", afirma a aluna.

Para a orientadora educacional, Elza Maria Corrêa, o Rito de Entrada do Inatel dá inicio a junção entre o projeto pedagógico e os eixos temáticos das atividades complementares curriculares. "A cada ano escolhemos um tema que possibilita o exercício dessas atividades e acreditamos que conseguimos alcançar nossos objetivos de aproximação dos alunos".