Criatividade e trabalho em equipe marcam 7ª Olimpíada do Empreendedor

olimpiadageral

produtolimpiada Sala cheia, alunos animados, correndo contra o tempo e trocando idéias para encontrar uma solução criativa ao desafio proposto. Este era o clima de mais uma edição da Olimpíada do Empreendedor, realizada na sexta-feira, dia 28 de maio, no Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel.
O evento, que já está no sétimo ano, reuniu 90 alunos de todos os cursos e períodos do Instituto. Eles foram divididos em 15 grupos que participaram de cinco atividades durante todo o dia. A Olimpíada do Empreendedor é coordenada pelo NEmp - Núcleo de Empreendedorismo do Inatel e pela CP2eJR - Empresa Júnior do Inatel, formada por estudantes dos cursos de graduação e desafia o estudante a desenvolver habilidades de negociação, comunicação, competitividade, domínio do tempo e trabalho em equipe. Este ano a olimpíada tem como tema a acessibilidade e todas as tarefas foram criadas com base no desenvolvimento do empreendedorismo, levando em conta a importância da responsabilidade social.

prova_caminhando_juntosEm uma das tarefas os alunos foram desafiados a criar produtos que podem beneficiar os portadores de algum tipo de deficiência. Os estudantes tiveram um tempo para desenvolver toda a ideia, inclusive fazendo maquetes dos mais variados tipos como sensor de paladar, bengala sônica e até um "tradutor" de libras. Depois os alunos foram surpreendidos com uma mudança. Tinham a tarefa de cuidar do marketing do produto desenvolvido por outro grupo e por fim, na hora de apresentar à banca julgadora, mais uma troca.

olimpiada_primeirolugar_ok 

olimpiada_segundolugarA última prova foi uma atividade no campo de futebol do Inatel, onde eles tiveram que caminhar juntos por tábuas. "A Olimpíada deste ano reforçou ainda mais a importância do trabalho em equipe", disse Willian Rosa, aluno do 6º período de Engenharia Elétrica e veterano na competição. O companheiro de equipe Frederico de Souza Gomes, aluno do 5º período de Engenharia Elétrica, participou do evento pela primeira vez. "Aqui a gente tem a oportunidade de viver situações que, com certeza, vamos passar no mercado de trabalho. O que mais aprendemos é aprimorar a comunicação, a relação humana".
Na cerimônia de encerramento, o especialista em Empreendedorismo, o professor Jaci Alvarenga Theodoro Filho, falou para os alunos da importância das atividades realizadas durante a Olimpíada. "São aprendizados para toda a vida. Identificar o problema, apresentar soluções, tomar decisões e principalmente, respeitar as diferenças dos outros".

olimpiada_terceirolugarO evento recebeu apoio de comerciantes e empresários de Santa Rita do Sapucaí e cada grupo tinha o nome de uma empresa. As três melhores equipes receberam prêmios.

Em 1º lugar ficou a equipe Inatel NEmp e os alunos foram premiados com um curso do Inatel Competence Center. "Eu aprendi muito com a Olimpíada e vou sair daqui mais maduro. Esta é mais uma grande experiência que vou levar do Inatel para toda a vida", disse o estudante Luís Eduardo Sousa e Silva, do 5º período de Engenharia Elétrica, integrante da equipe vencedora.

 

 

  

O 2º lugar foi do grupo Exsto e os estudantes receberam um kit do Inatel, com estojo, caneta e casaco.

 

 

 

 

 

O 3º lugar ficou com os alunos da equipe SEBRAE, que ganharam um vale-compras na boutique Companhia do Corpo.

 

 

 

 

 

Além da premiação por equipe, os alunos que mais se destacaram também foram reconhecidos. Marco Henrique Araújo, Marcos Vinícius Daivid da Silva e Lucas Mazzi Silva Araújo foram os três melhores empreendedores da competição e ganharam cursos do SEBRAE.