O Inatel inaugurou no dia 28 de novembro, seu mais novo laboratório de ensino e pesquisa, o Laboratório de Ressonância Nuclear Magnética. A criação do novo ambiente foi possível graças à parceria com a empresa Magsul, referência em nossa região em diagnóstico por imagem, que doou um aparelho de Ressonância Magnética.
Com a doação, o Inatel passa a ser a primeira instituição de ensino do país a ter um equipamento como esse somente para fins de ensino e pesquisa. O aparelho será utilizado nas aulas dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Biomédica.
Para o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, esse é um passo importante para o fortalecimento do ensino da instituição e um marco na história da parceria com a Magsul, que vem dando sua contribuição desde o início das pesquisas em Engenharia Biomédica no Instituto. "Ao juntar seu nome ao do Inatel, a Magsul contribui para alcançarmos nosso objetivo, que é dar uma formação de qualidade para nossos alunos, com foco na empregabilidade", destaca o diretor.
O sócio-diretor da Magsul, Dr. Luiz Felipe Kallás, acredita que o caminho para o desenvolvimento do país passa pela associação entre empresa e academia e espera que a parceria com o Inatel seja um exemplo que frutifique. Já o Dr. Flavio Siqueira Junqueira, também sócio-diretor da empresa, ressalta a satisfação em poder colaborar na ampliação da estrutura de ensino e pesquisa do Instituto, que em sua opinião, representa um modelo de alta tecnologia.
De acordo com o presidente da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações – Finatel, professor José Geraldo de Souza, a criação do novo laboratório dá ânimo para os coordenadores, professores e alunos, inclusive os que estão começando a graduação em Engenharia Biomédica, curso no qual a instituição tem muita esperança pelo que ele pode representar em termos de abertura de novas oportunidades.
Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o vice-diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins; os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, os professores Fabiano Valias de Carvalho e Marco Túlio Perlato; além de alunos e funcionários do Instituto.