Curso de Gestão em Telecomunicações é avaliado pelo MEC/INEP

Curso recebeu conceito 4 em uma escala de 1 a 5

O curso de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações do Inatel foi considerado "muito bom" pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) e recebeu conceito 4, em uma escala de 1 a 5.

A avaliação do curso ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de outubro e levou em conta três fatores, subdivididos em aproximadamente 20 itens, que são analisados separadamente para a soma final da avaliação. No quesito "Organização Didático Pedagógica", que engloba documentação, estágio, estrutura das aulas, apoio discente e procedimentos de avaliação, o curso foi avaliado com nota 4,6. Nos itens "Corpo Docente", com análise da titulação, experiência em sala de aula e profissional, publicações, regime de trabalho e coordenação, e "Infraestrutura", que avalia salas de aula, laboratórios, sala dos professores, biblioteca, etc., a graduação recebeu, respectivamente, conceitos 4,5 e 4,3. O resultado oficial da avaliação ainda será publicado no Diário Oficial da União.

A primeira turma do curso se forma em 2014. De acordo com o coordenador da graduação, professor André Luis da Rocha Abbade, o grande diferencial do curso é o fato de que o profissional formado em Tecnologia de Gestão em Telecomunicações terá conhecimentos técnicos e de gestão, e será extremamente estratégico para integrar as áreas técnicas e administrativas das empresas de base tecnológica. "A organização acadêmica do Inatel e o bom relacionamento com o mercado de trabalho viabiliza uma série de oportunidades aos alunos do curso", diz.

O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, explica que o curso de Gestão de Telecomunicações busca oferecer uma formação diferenciada na área de gestão, tecnologia e negócios para os estudantes que almejam a carreira de gestores em empresas de tecnologia e de alto desempenho. "Ficamos muito felizes ao receber uma avaliação tão positiva, que nos deixa mais convictos de que estamos no caminho certo e oferecemos para a nossa região um curso que já inicia com o padrão de qualidade do Inatel. Da mesma forma, a satisfação ao recebermos essa excelente avaliação nos remete ao compromisso de buscarmos o continuo desenvolvimento do curso, o que já esta sendo feito com a criação de novos laboratórios e projetos específicos para atender a área de gestão e de negócios", ressalta.

Ótima estrutura

A aluna Raíssa Ramos Fernandes, do 4º período do curso de Gestão em Telecomunicações, comprova a ótima qualidade da graduação e afirma que o curso é "excelente", pois alia conhecimentos práticos e teóricos de gestão e tecnologia. "O Inatel tem toda a estrutura necessária para que o aluno consiga aprender estes dois temas. Tanto a infraestrutura, quanto o corpo docente alinham a parte técnica com aulas teóricas e práticas em laboratórios. Nas áreas de gestão, a maior parte do quadro de professores são profissionais que atuam no mercado", diz.

Raíssa, que atualmente é estagiária do Departamento de Negócios do Inatel Competence Center (ICC), comenta também que escolheu o curso de tecnologia, que tem duração de 3 anos, por que esta modalidade de graduação oferece um aprendizado mais prático, com foco em demandas específicas do mercado. "O curso me trouxe a oportunidade de trabalhar na área de Desenvolvimento de Negócios, no ICC. No estágio, estou em contato direto com a área executiva, uma experiência que traz experiências práticas e está enriquecendo muito meu currículo", comenta.

Palestras de gestão

Com o objetivo de aproximar os alunos do mercado de trabalho e disseminar a cultura de Gestão de Negócios no sul de Minas, desde o início do segundo semestre de 2013, com o apoio da Business School (Escola de Negócios do Inatel) o curso de Tecnologia Gestão em Telecomunicações promove uma série de palestras ministradas por gestores que atuam em diversas empresas nacionais.

Para este semestre, ainda estão previstas mais duas palestras. No dia 22 de novembro, o consultor em gestão empresarial da P&B HOLDING, Luciano Lamoblia Lopes, ministra palestra com o tema "Política Industrial viabilizando o emprego e a renda no Brasil". O gerente de negócios da Leucotron, Eduardo Portugal, finaliza as Palestras de Gestão no dia 29 de novembro. Todas as atividades são abertas ao público e ocorrem às 18h, no Auditório Aureliano Chaves.