Os cursos de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel figuram entre os únicos do país com foco no estudo de tecnologias de ponta. Aqui, os alunos têm a oportunidade de participar de pesquisas inovadoras nas áreas de 5G e 6G, Internet do Futuro, Internet das Coisas, Rádio Cognitivo, entre outras frentes, e de fazer parte de projetos em parceria com universidades do exterior e empresas do setor.
O ex-aluno Hugo Rodrigues Dias Filgueiras, hoje Doutor em Telecomunicações pelo Inatel, vivenciou tudo isso durante sua trajetória acadêmica. “Os cursos de mestrado e doutorado do Inatel são voltados para quem quer ser além de professor. Engloba competências de quem quer ser pesquisador e desenvolvedor de tecnologia. Trabalhamos em projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com diversas empresas, universidades internacionais e até mesmo o governo via Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Graças aos meus anos dedicados ao mestrado e doutorado, participei do desenvolvimento de tecnologias para 5G e, agora, para o 6G. Hoje, me inseri no mercado como engenheiro na própria instituição graças a toda essa dedicação. Atuo como Engenheiro Pesquisador em Antenas e Comunicações sem fio no Projeto Brasil 6G, além de ser consultor da equipe de Consultoria e Treinamentos do Inatel Competence Center - ICC. Só cheguei onde cheguei por ter investido em minha educação e ter garantido meu título de Doutor em Telecomunicações pelo Inatel”, destaca.
Outro diferencial é que os cursos de Mestrado e Doutorado do Inatel são reconhecidos pelo mercado, com centenas de dissertações e teses defendidas, e possui um corpo docente que integra os seletos grupos internacionais e nacionais de pesquisa em telecomunicações. “Costumo dizer que realmente aprendi sobre telecomunicações cursando as disciplinas do mestrado e doutorado do Inatel. Todo curso de graduação dá uma excelente visão da profissão, mas a maioria dos recém-formados aprendem na prática depois que entram no mercado. O programa de Pós Graduação Stricto Sensu do Inatel conta com um corpo docente extremamente capacitado em diversas áreas das telecomunicações e as disciplinas são montadas para realmente preparar o aluno para o futuro”, acrescenta.
Sobre os cursos
O Mestrado em Telecomunicações do Inatel é voltado para graduados em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Tecnologia da Informação. Já o Doutorado em Telecomunicações é destinado a profissionais e pesquisadores que possuam Mestrado em Telecomunicações ou áreas correlacionadas.
Os alunos podem desenvolver pesquisas em diversas áreas de aplicações dentro das linhas de Dispositivos de RF e Fotônicos para Telecomunicações e Redes e Sistemas de Telecomunicações. As aulas acontecem de segunda a sábado, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí.
O período de inscrições para ambos os cursos vai até 9 de julho. Há oportunidades de Bolsas de Estudos e aproveitamento de créditos (somente para o Mestrado).
Clique para obter mais informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações