O veteraníssimo Deep Purple lançou uma contagem regressiva online chamada Turning to Crime para o que deve ser o seu próximo álbum. A contagem regressiva aponta para o possível lançamento em 6 de outubro próximo e apresenta fotos dos membros da banda como se fossem fichas policiais.
Em 2020, o Purple lançou Whoosh!, nada menos do que o 21º disco de estúdio do conjunto. A produção outra vez esteve a cargo do canadense Bob Ezrin (Kiss, Pink Floyd, U2, Aerosmith, Alice Cooper), que produziu os dois últimos trabalhos da banda, Now What? (2013) e Infinite (2017).
“Há sempre aquele perigo: uma banda de sucesso gera expectativas, as pessoas querem algo que seja grandioso. Mas não é assim que funciona”, disse o baixista Roger Glover ao jornal norte-americano Chicago Sun-Times. “Não dá para ficar se repetindo o tempo inteiro. Temos um desejo interno de estarmos sempre indo pra frente, sem nos repetirmos. Não queremos nos tornar uma paródia de nós mesmos.”
Já em julho passado, o conjunto apresentou Deep Purple Live at Montreux 2011, lançado pela primeira vez em DVD duplo + CD duplo. Trata-se, como o título indica, da apresentação do conjunto no festival suíço Montreux Jazz, em julho de 2011.