Desafio Inatel contribui com o pensamento lógico e estimula trabalho em equipe

auditoria_22_06_09.jpgMarcos Francisco e Daniel Fussia (ao centro, esq,/dir) da Equipe C3E recebem o certificado de equipe vencedorado Desafio Inatel entregue pelo secretário de Telecomunicações do Ministério das Telecomunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão (esq.), e pelo coordenador do projeto, professor Carlos Roberto dos Santos (dir.)Os vencedores do Desafio Inatel foram premiados em fevereiro durante a cerimônia de inauguração da Rádio Educativa Inatel. A atividade objetiva contribuir com o aprendizado do estudante por meio da resolução de problemas enfrentados no mercado de trabalho. Além disso, o Desafio Inatel faz com que os estudantes aprendam a trabalhar em grupo, já que são aplicados testes individuais e em equipe.

The thinkersDurante o ano passado, os acadêmicos participantes tiveram que resolver problemas multidisciplinares focados principalmente no raciocínio de problemáticas de engenharia de telecomunicações e engenharia da computação. Foram seis exercícios realizados em grupo e dois individuais. A equipe que demonstrasse a melhor resolução e número de acertos recebia a melhor pontuação.

Inatel-Desafio-Inatel-Daniel-FussiaO Desafio funcionou também como uma espécie de treinamento para a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), já que alguns exercícios do Desafio eram parecidos com os da prova aplicada pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. Daniel Lopes Fussia, vencedor da categoria individual do Desafio Inatel comenta que a atividade contribuiu no trabalho em equipe para a resolução de problemas encontrados no desenvolvimento de projetos. "Além disso, o entrosamento e confiança em cada elemento da equipe foram essenciais", relata.

Durante a cerimônia de premiação, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, ressaltou a importância do projeto para a formação de engenheiros competentes e parabenizou a todos os participantes. "O Desafio Inatel ao propor a vocês a resolução de problemas que afligem a sociedade, conseguiu envolvê-los mais uma vez dentro de nosso projeto educativo em ações que enxergam a promoção do bem coletivo como mais importante do que o bem individual", disse.

Confira a lista dos vencedores do Desafio Inatel:

Individual:

1º Lugar: Daniel Lopes Fussia

2º Lugar: Marcos Francisco Ferreira de Carvalho

3º Lugar: Lucas dos Santos Costa

Equipes:

1º Lugar: Equipe C3E. Alunos: Daniel Lopes Fussia, Marcos Francisco Ferreira de Carvalho, Alberto Ribeiro da Silva e Fernando Xavier

2º Lugar: Equipe The Thinkers. Alunos: Bruno Rodrigues Ferraz Ozório, Ricardo Pereira Ramos, Sandro Canedo dos Reis Filho e Lucas dos Santos Costa.

3º Lugar: Equipe Get. Alunos: Edson Vinícius Teixeira Pires, Tiago Coelho Magalhães, Gabriel Bearare Pereira e Rebecca Carvalho Sarks.

Representante da equipe The Thinkers (dir.), segundo lugar na categoria Equipes

Daniel Lopes Fussia (ao centro) primeiro lugar no Desafio Inatel na categoria Individual

Marcos Francisco Ferreira Carvalho (ao centro) segundo lugar na categoria Individual